Com a finalidade de conquistar uma vaga na Copa do Brasil de Rugby XV, equipes de Rondônia e Amazonas se enfrentam neste final de semana, em Porto Velho, na disputa da II Copa Norte da modalidade. Os jogos serão disputados, no campo da escola estadual Marcelo Candia, no bairro Marcos Freire, zona leste da Capital. A organização do evento informa que haverá disputa feminina da modalidade com dois times e na etapa juvenil três, além dos amistosos com oito times adultos. A competição tem início às 9 horas.
Há expectativa na presença de um grande público para prestigiar este evento, que terá como atração o confronto entre o time Porto Velho Rugby contra o Grua, de Manaus, na decisão do torneio. O vencedor compete contra o ganhador da região Centro-Oeste, nas quartas de final.
A equipe de Porto Velho acumula os títulos: de bi vice-campeão do Norte (na categoria adulto/masculino); campeão do Norte (na categoria juvenil/masculino) e campeão do Norte (na categoria juvenil/feminino).
O Rugby é o esporte que mais cresce hoje no Brasil - o segundo mais jogado no mundo -, e é uma das modalidades que terá estréia nas Olimpíadas de 2016, no Rio. Esteve nas Olimpíadas na modalidade de 15 jogadores, até 1924. Agora, a modalidade que estará valendo será a Seven que é mais dinâmica e conta com sete jogadores de cada lado. A modalidade Seven é justamente a que o Brasil possui mais potencial e melhores resultados.
O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes e um travessão em formato de “H” nas extremidades. Cada jogo tem dois tempos de sete minutos. O objetivo é conduzir a bola até a linha de gol do adversário, mas os passes com a mão não podem ser dados para um companheiro à frente da linha da bola.
No Rugby, todas as atenções estão voltadas para a bola. O formato oval da mesma deixa o percurso do passe completamente imprevisível. No jogo é permitido correr com a bola, chutá-la e passá-la para um companheiro de equipe. Por ser um esporte de intenso contato físico, o jogador só pode ser derrubado quando estiver com a bola e cada posição requer uma habilidade específica do jogador, como força, resistência, agilidade ou velocidade.