Sedam recebe lideranças extrativistas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues, esteve reunida com lideranças do movimento extrativista para discutir as melhorias de acessos nas reservas, apoio técnico para incrementar a produção dos seringueiros e ainda, a melhoria das atividades relacionadas aos Planos de Manejo Florestal Sustentável, executados em algumas unidades. O evento aconteceu segunda-feira (13) no auditório da Sedam, em Porto Velho.
No início da reunião, o agrônomo Celso Damasceno, apresentou um relatório elaborado a partir de um estudo da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), apontando os pontos positivos e negativos de cada associação de seringueiros; citando problemas pontuais de algumas reservas; e apontando para a necessidade do Governo do Estado elaborar a Concessão Real de Uso (CDRU) para os moradores das resex de Rondônia.
Ainda na reunião, os seringueiros pediram apoio da Sedam para ajudar inserir as comunidades nos programas de governo "Minha Casa Minha Vida" e "Luz para Todos".
A secretária Nanci Rodrigues ficou satisfeita com a explanação do relatório da OSR. Porém, disse da necessidade de buscar alternativas de geração de renda sustentáveis, bem como, do movimento ter maior foco na melhoria da gestão, qualificação e capacitação dos processos organizacionais de produção.
Ela garantiu que a Sedam irá estabelecer normativas objetivando dar mais transparência e sustentabilidade para os Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS); se comprometeu em fazer uma força tarefa para atender as demandas solicitadas pelo movimento, bem como estabelecer parcerias para levar melhorias na qualidade de vida dos seringueiros; e estabelecer o diálogo para que os programas de governo, federal e estadual, atendam as famílias das resex.
Estiveram presentes extrativistas de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Guajará Mirim e Costa Marques, representando as seguintes entidades: Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), Associação dos Seringueiros de Machadinho do Oeste (ASM); Cooperativa dos Extrativistas do Vale do Anari (COOPEX);
Cooperativa dos Extrativistas da Reserva rio Preto Jacundá (Cooperex) e Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé (Aguapé).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!