Parceria entre Camargo Corrêa e Sebrae beneficia Cooperados de União Bandeirantes e Abunã

Integrantes de cooperativas atendidas pelo Projeto Tempo de Empreender Rondônia participam de consultoria em gestão

Parceria entre Camargo Corrêa e Sebrae beneficia Cooperados de União Bandeirantes e Abunã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fruto da parceria do Instituto Camargo Corrêa, construtora Camargo Corrêa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae/RO), o projeto “Tempo de Empreender Rondônia” realizou de 22 a 26 de abril, em Porto Velho, uma consultoria em gestão de cooperativas para diretores da Unicoop e Coopetap. A atividade teve como objetivo promover e fortalecer o cooperativismo empreendedor na região. Além dos presidentes das duas cooperativas, Gilberto Ruas Arruda e Geraldo Pereira, respectivamente, o curso contou com a participação de pessoas atuantes na área administrativa e também cooperados que poderão exercer o cargo de diretores ou funcionários das cooperativas.
Durante a atividade ministrada por José Maurílio Honorato, da Sescoop/OCB, o consultor abordou temas voltados aos aspectos contábeis, financeiro, administrativo, tributário, trabalhista, fiscal, logístico e da gestão da produção. “Neste treinamento, por meio de uma linguagem mais acessível, os participantes vão adquirir conhecimento para repassar aos associados o demonstrativo da situação real da cooperativa como a apresentação de documentos, por exemplo, sobre o produto entregue, bens adquiridos, investimentos e o resultado dos trabalhos efetuados”, explicou.
Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves ressaltou a importância do projeto Tempo de Empreender e da iniciativa do Instituto em direcionar recursos, visando à melhoria social onde a empresa possui obras ou não. “Os recursos são bem trabalhados, com planejamento, estudos, análises, assim como treinamento e capacitações voltados aos produtores que poderão ser gestores da própria produção e da cooperativa”. Teixeira finalizou dizendo que “o Projeto é sustentável e quando a construtora Camargo Corrêa e o Sebrae saírem de cena, estas pessoas estarão treinadas para gerir o próprio negócio. Isto é de suma importância, principalmente ao se trabalhar com pessoas da zona rural que precisam de uma capacitação mais especializada. Pessoas unidas trabalhando visando a sustentabilidade de seus negócios,” destacou.
Para o presidente da Coopertap, o treinamento foi fundamental para a melhoria do desenvolvimento da cooperativa, cuja meta é alcançar os melhores resultados. O líder da Unicoop também ressaltou a importância do treinamento, a parceria com a construtora Camargo Corrêa e Sebrae,que oportunizam aos produtores rurais o acesso a conhecimentos que contribuirão para o crescimento da cooperativa.
Sabrina Brena e Tiago Faccini, dois jovens cooperados da Unicoop falaram que o intuito, ao participar do curso é continuar no campo. “Buscamos uma maneira de crescer no que é nosso” disse Sabrina. “Queremos oportunidades no lugar em que moro. É bom investir no sítio, pois além de aumentar minha renda e meu conhecimento, estou dando oportunidade à minha família”. Para Tiago, o treinamento é uma oportunidade de aprender a organizar financeiramente a cooperativa. “Um curso como este nos capacita para lidar com o dia a dia e com a ajuda da construtora Camargo Corrêa e Sebrae as expectativas para o futuro são as melhores possíveis”, observou.
Segundo o gerente executivo da construtora Camargo Corrêa, na Usina Hidrelétrica Jirau, José Antônio Zanotti, a empresa tem um importante compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. “Desenvolvemos diversos projetos em Jirau, com destaque para o Geração Sustentável, que atendeu mais de 11.000 rondonienses e para o Tempo de empreender Rondônia/Futuro Ideal, que atende 295 famílias da comunidade. É gratificante ver os resultados alcançados. Fica a convicção de que estamos contribuindo para o desenvolvimento da região”, finalizou.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS