Membros e servidores do Ministério Público de Rondônia participam nesta sexta-feira, dia 3 de maio, de um treinamento para execução dos procedimentos estabelecidos no Plano de Emergência e Evacuação em caso de incêndio no prédio do edifício-sede da Instituição em Porto Velho.
A operação vai contar com o apoio dos 20 servidores que fazem parte da Brigada de Incêndio da Instituição, Corpo de Bombeiros Militar, policiais de trânsito e do Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU). A simulação ocorrerá entre 8 e 12 horas da manhã. Durante a simulação, a área em torno do prédio do edifício-sede do MP, nas ruas Jamari, José Camacho e Ubirajara, ficará interditada.
Segundo o Coordenador da Brigada de Incêndio do MP, coronel Francisco Ricardo Gomes Andrade, após o treinamento será elaborado um relatório, para avaliação dos pontos positivos e negativos. A simulação é realizada pelo Ministério Público de Rondônia desde 2003, com observância das normas da Associação Brasileira de Notas Técnicas (ABNT), Norma Reguladora do Ministério Público do Trabalho e legislação estadual, tendo entre seus objetivos padronizar as ações a serem adotadas em situação de emergência nas instalações da Instituição, acostumar os ocupantes do edifício ao sinal de alarme, verificando se foi ouvido em todas as áreas, e aferir o tempo-resposta para o abandono completo do prédio do MP.