Deputado Luiz Cláudio reclama de estrutura em assentamentos

Ao citar sobre a situação dos agricultores dos Assentamentos Joana D’Arc I, II e III, situados à margem esquerda do Rio Madeira, atingidos pela alagação do reservatório da Usina de Santo Antônio...

Deputado Luiz Cláudio reclama de estrutura em assentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Luiz Cláudio (PTN) disse durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23), que gostaria de ver no Brasil os assentamentos para agricultores com condições adequadas. “Os agricultores são colocados em terras distantes, sem estradas, sem estrutura mínima. O agricultor em Rondônia é o último a ser atendido e infelizmente estão atingindo sua sobrevivência. Todos assentamentos que conheço passam por dificuldades”, afirmou.
Ao citar sobre a situação dos agricultores dos Assentamentos Joana D’Arc I, II e III, situados à margem esquerda do Rio Madeira, atingidos pela alagação do reservatório da Usina de Santo Antônio sem obter soluções disse que a agricultura no local está voltando à estaca zero. “Os colocam nas piores terras. Teriam que coloca-los em terras férteis, com acesso à escola e saúde”, observou.
Citou as palavras de Nilson Campos que foi secretário de Estado da Agricultura em Rondônia, que já faleceu: “quando o Brasil entender que o Ministério da Agricultura e o Ministério de Desenvolvimento Agrário são os mais importantes, a situação do Brasil vai mudar, vai se tornar um país rico”. Salientou que espera que na audiência pública que vai discutir sobre a situação dos assentados saia uma decisão que dê condições a essas famílias.
Ressaltou que enquanto nos países ricos tudo é subsidiado, aqui o agricultor não tem seguro agrícola. “Se não produzir tem que vender seus bens para pagar. Não tem o apoio que realmente deveria ter. São os pequenos que põem os alimentos na mesa dos brasileiros”, frisou.
Disse ainda que ficou maravilhado durante uma visita a Alta Floresta em duas propriedades ao ver tanta lavoura de feijão. “Não receberam as sementes por parte do Governo e mesmo assim não deixaram de plantar. Se houver investimentos, teremos fartura de alimentos”, destacou.
O deputado Marcelino Tenório (PRP), em aparte, parabenizou o parlamentar pelo tema e disse que infelizmente, não sabe onde se encontra o Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Nunca passou pela minha cabeça que isso seja reforma agrária, isso é escravidão. O governo federal e estadual teriam que ter a consciência de quando o homem quer trabalhar no campo, que se faça em terras habitáveis, com condições de crescer, melhorar a produtividade”,
O deputado Adelino Follador (DEM), falou que a terra onde os agricultores foram reassentamentos não ajuda. “Precisa ter acesso a adubo, calcário, maquinário, além do programa ‘Luz para Todos’ que deveria mudar de nome: ‘Luz para Alguns’. Houve falha do governo e do ex-prefeito que compactuaram com a obra das usinas. Hoje temos crianças sem estudar e agricultores sem produzir”, finalizou
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS