Por volta das duas horas da madrugada do dia 20, uma equipe de Policiais Militares Ambientais em patrulhamento da Br 429 em conjunto com os fiscais da ERGA/SEDAM abordaram um caminhão sentido contrário a Costa Marques, próximo ao km 32, ao adiantarem-se para fazerem a barreira com o intuito de parar o veículo suspeito o motorista conseguiu sair do caminhão e fugir em direção ignorada.
Tendo em vista a falta de segurança do local oferecida ao patrulhamento e o pouco efetivo no momento do fato (pm Alcantara e Pm Miguel da Polícia Ambiental), não foi possível fazerem diligências para dar voz de prisão ao infrator suspeito que conseguiu fugir, não efetuando as buscas minuciosas no veículo naquele local. Podendo constatarem apenas que o suspeito transportava em seu caminhão 244 lascas de essência de Itaúba.
Após conduzirem o veículo para o Quartel da Polícia Militar de Costa Marques, ao fazerem as buscas minuciosas constataram que além da madeira apreendida, o suspeito transportava em seu caminhão cerca de 40 kg (quarenta quilos) de cocaína (substância entorpecente) num total de 39 pacotes prontamente embalados e uma sacola plástica com pedaços da mesma substância escondidos na caixa de ferramentas do caminhão, também logo abaixo do volante do veículo foi encontrada uma pistola milenium Cal. 380 com várias munições.
Outros pertences tais como contrato de compra e vendas de veículos, recibos, documentação de propriedade rural foram encontrados.
Segundo informações da Polícia Ambiental, todos os objetos encontrados juntamente com os 40,4kg de cocaína e a pistola Milenium Cal. 380 e suas munições, foram entregues a delegacia de Policia Civil do município de Costa Marques para providências cabíveis.