Perito do MPF vistoria área onde peça histórica está prestes a cair no Rio Madeira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A denúncia foi feita pelo estudante de arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Manuel Coelho, que esteve ao lado do perito acompanhando a vistoria.
A peça referida é datada de 1908 e está citada em um inquérito civil público encaminhado à Procuradoria da República em Rondônia, no 6º Ofício – Defesa do Meio Ambiente e do Consumidor.
Um ofício com a data de 15 de fevereiro deste ano foi encaminhado à Procuradoria pedindo providências junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que com fundamento no artigo 8º, Inciso II, da Lei Complementar nº 75/93 em um prazo determinado para informar sobre as providências que seriam ou foram tomadas em referência à peça histórica.
Outro ofício enviado à Prefeitura de Porto Velho, com o mesmo teor: “(...) quais providências estão sendo tomadas com o fim de resguardar as peças do acervo da EFMM, após transferência dos bens feita pelo 5º BEC”.
O parecer do perito vai ser anexado ao processo em sistema de urgência para que se tome as providências necessárias para a preservação da plataforma, quem logo pode cair nas águas do rio.
VÍDEOS:
Histórica Plataforma de pá a vapor “Bucyrus”
Modelo da Plataforma e Pá a Vapor em funcionamento
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!