Relembre porque Porto Velho não quer mais o PT

Relembre porque Porto Velho não quer mais o PT

Relembre porque Porto Velho não quer mais o PT

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Relembrando

 

Aproveitando o feriado prolongado, a coluna vai fazer uma breve retrospectiva sobre a desastrosa administração do ex-prefeito, o petista Roberto Sobrinho, que foi expulso da prefeitura pela justiça no fim de seu segundo mandato, arrastando para a cadeia secretários, assessores e empresários, que segundo os ministérios públicos do Estado e Federal, agiam em conjunto para desviar verbas do município através de esquemas criminosos.

 

Abrindo

 

Roberto Sobrinho sucedeu Carlos Alberto Azevedo Camurça na prefeitura. Roberto era um dos principais críticos da gestão de seu antecessor a quem acusava de “só cuidar do Centro da cidade” e de ser incompetente. Roberto foi eleito de carona na chamada “onda Lula” que havia tomado conta do país com a eleição de Lula para a presidência dois anos antes. Sua companheira de chapa era Cláudia Carvalho, viúva do ex-deputado federal Sérgio Carvalho. Cláudia foi uma das primeiras pessoas a conhecer, de fato, quem era Sobrinho. A ex vice-prefeita assumiu a presidência do IPAM e mal esquentou cadeira. Foi exonerada e na época disse o que seguinte, “a caneta do vice não tem tinta. É a realidade que enfrentamos. A figura do vice deveria desaparecer, uma vez que é apenas uma figura ilustrativa”. Tempos depois, já no final do primeiro mandato de Roberto, Claudia se queixaria à imprensa do tratamento que lhe era dispensado pelo prefeito, conforme você confere no vídeo abaixo:

 

 

Primeiros problemas

 

O que era ruim, ficou ainda pior. Roberto deu início a uma série de obras pela cidade ainda no primeiro mandato, que diga-se de passagem ainda estão inacabadas. Outras apresentaram problemas logo no início, como a transposição da Avenida Farquar, no bairro Nacional. Para relembrar, CLIQUE AQUI para ler um artigo que escrevi em 2008 sobre o caso. Dê uma olhada também NESSA COLUNA, de dezembro de 2009, quando o ex-deputado Tiziu partiu para cobranças sobre a malfadada gestão Sobrinho. Vale lembrar que a empresa responsável pela transposição da Avenida Farquar foi a R.R., cujo proprietário foi preso no fim do ano passado durante as operações Vórtice e Endemia.

 

Vieira Caúla

 

As obras da Avenida Vieira Caúla, que até hoje não foram concluídas também foram uma novela que se arrastou durante toda a gestão de Roberto Sobrinhho. Iniciadas no final de seu primeiro mandato, as obras estavam sob a responsabilidade da empresa UNI Engenharia, que fez lambança também nas obras do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Por aqui, o tombo foi de mais de R$ 10 milhões. A Avenida ficou interditada por dois anos, toda revirada. Os moradores e comerciantes da área fizeram manifestações, atearam fogo em pneus, enfim, protestaram de todas as formas. Em 2008, ano de eleição, Sobrinho resolveu desobstruir a avenida usando equipamentos e pessoal da prefeitura. Para relembrar todo o caso CLIQUE AQUI. A lista é grande.

 

EFMM

 

Ainda no primeiro mandato, Roberto Sobrinho e sua trupe fizeram um evento na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, onde apresentaram animações em 3D para o público, mostrando como ficaria o que ele chamou de “novíssimo complexo de lazer da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”. Eles disseram que construíriam naquele local uma praça de alimentação, museus, um calçadão que iria até o porto do Cai N´´agua. Bom, o resultado todos conseguem ver. A prefeitura diz ter gasto R$ 11 milhões na reforma meia boca e o museu ficou pior do que era. Sem contar que peças do museu foram perdidas e roubadas. Para saber mais sobre o assunto CLIQUE AQUI.

 

Reeleição

 

Em 2008, com vários projetos em andamento (nenhum concluído até hoje), Roberto consegue convencer a população de que no segundo mandato “tudo seria diferente”. Os eleitores olhavam com desconfiança, além disso os candidatos que disputavam com o prefeito eram muito ruins e/ou não tinham desenvoltura necessária para convencer. Roberto foi reeleito e passou a se achar “a bala que matou Kannedy”.

 

Viadutos

 

Depois que a Vieira Caúla foi liberada, a população achou que Porto Velho tinha jeito. Ledo engano. Tiveram início as obras dos viadutos que não terminaram até hoje. Os moradores da zona Sul, que são obrigados e trafegar nas duas saídas que estão em situação crítica “temporária” (Jatuarana e Campos Sales) xinga Roberto todos os dias ao passar nesses locais. As empresas contratadas não conseguiram avançar com as obras e a coisa descambou para o ridículo. Os empresários da BR 364, a chamada Rua da Beira, pedem socorro até hoje e a coisa, ao que tudo indica, não vai ser resolvida tão cedo, já que Nazif está com o mesmo discurso furado de Sobrinho “quando pararem as chuvas a gente trabalha”. Para saber mais sobre os viadutos CLIQUE AQUI.

 

Habitação

 

Roberto conseguiu colocar dezenas de famílias que viviam na região do Cai N´nágua em uma situação complicada, ao retira-los de suas casas, onde viviam com simplicidade mas conforto para coloca-los em apartamentos de 40 m². Centenas de outras casas financiadas através de programas do Governo Federal estão inacabadas, com obras abandonadas e sem nenhuma explicação lógica para isso.

 

Desfecho

 

Como resultado dos quase oito anos de fiasco, Roberto Sobrinho deixou a prefeitura por determinação judicial (ainda bem). Enquanto grande parte da população sofria com os desmandos da gestão Sobrinho, o staff do prefeito se reunia com frequência no resort Três Capelas para “reuniões de gabinete”, regadas a vinho e comida de primeira. Porto Velho parece uma zona de guerra em alguns pontos e em outros uma cidade completamente abandonada. A amigos o atual prefeito Mauro Nazif confidenciou que “não fazia ideia do tamanho do problema que estava assumindo”. Os ministérios públicos Estadual e Federal ainda investigam os supostos desvios cometidos por Roberto e sua trupe e não conseguiram chegar a um valor final. Eles ainda vão ter muito trabalho pela frente. Para os moradores de Porto Velho ficou a lição, PT na administração nunca mais.

 

Sociedade

 

A Hype Club comemora dois anos nesta quinta-feira. A casa, idealizada por Guilherme Erse, Glauber Gahyva, Diego Vasconcelos e Márcio Nogueira é um dos ambientes mais bem frequentados da capital e foi a única que passou pela inspeção dos órgãos de segurança, intensificada após a tragédia de Santa Maria (RS). Diego Vasconcelos, que vai ser pai este ano, vendeu sua cota na sociedade para o irmão Vitor. A comemoração acontece logo mais às 23 horas com a presença do DJ Edgard Fontes, com as participações de Dirceu Júnior e Kaú Gomes.

 

Em Brasília

 

Dois manifestantes foram detidos na tarde desta quarta-feira na Câmara durante protestos contra o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Após ter sido chamado de racista, o presidente da comissão pediu aos seguranças que prendessem Marcelo Reges, integrante de uma ONG de defesa dos direitos dos gays, que participava da sessão. Mais tarde, Allysson Rodrigues Prata foi detido ao tentar invadir o gabinete do deputado. Os dois foram levados para prestar depoimento no Departamento de Polícia Legislativa. Durante a sessão, a confusão começou quando Reges se dirigiu a um dos convidados que participavam do debate na comissão e afirmou que ele estava falando para um racista, se referindo a Feliciano. O presidente da comissão, em resposta, se dirigiu aos seguranças da Câmara, disse que “racismo é crime” e pediu que o manifestante fosse preso. Apesar de Feliciano ter pedido que o manifestante fosse preso por desacato, segundo a assessoria de imprensa da Câmara, Marcelo Reges foi levado a prestar depoimento sob a acusação de ter cometido uma ofensa à honra. Nesse caso, Feliciano também deverá prestar depoimento e caberá ao deputado fazer uma representação contra o manifestante. Não pode haver prisão em flagrante por crime de ofensa à honra, explicou a assessoria de imprensa.

 

Fale conosco

 

Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

 

Pesquisadores identificam novos traços de DNA que preveem risco de câncer

 

Pelo menos 74 marcadores genéticos que determinam um aumento significativo no risco de desenvolvimento de câncer de mama, ovário e próstata foram descobertos no maior estudo já realizado sobre o tema. O DNA de 200 mil pessoas — metade delas com câncer e a outra metade sem — foi comparado, revelando perfis mais propensos à doença. Pesquisadores acreditam que, com a descoberta, nos próximos cinco anos já seja possível termos um novo teste genético para a prevenção de câncer. Eles também acreditam que o conhecimento possa levar a uma maior compreensão sobre o desenvolvimento de tumores. A pesquisa foi coordenada por cientistas da Universidade de Cambridge e do Instituto de Pesquisa do Câncer. Mas profissionais de outras 200 instituições na Europa, Ásia e EUA também participaram do levantamento. Os principais resultados foram reunidos em cinco grandes estudos publicados na “Nature Genetics”. A colaboração permitiu a identificação de erros genéticos relacionados às três doenças, que afetam 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo. Cada um desses erros, chamados de polimorfismos de nucleotídeo único, confere, por si, um aumento muito baixo do risco das doenças. Mas um indivíduo pode acumular dezenas deles, aumentando de maneira significativa as chances de desenvolver um tumor cancerígeno ao longo da vida.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS