“Dia de Campo do Milho” movimenta reassentamentos

“Dia de Campo do Milho” movimenta reassentamentos

“Dia de Campo do Milho” movimenta reassentamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Moradores dos reassentamentos Riacho Azul e São Domingos, na margem esquerda do rio Madeira, promoveram ontem o “Dia de Campo do Milho” em parceria com a Emater, a Santo Antônio Energia, Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) e a empresa Agromotores.
 Os objetivos do evento, realizado no Riacho Azul, foram orientar os moradores e promover a diversificação do plantio nos reassentamentos onde se predomina o cultivo da mandioca. Para isso, em dezembro do ano passado foi implantada uma unidade demonstrativa do milho com o plantio de 20 quilos de sementes em uma área de um hectare do Riacho Azul. Conforme informações do engenheiro agrônomo da Emater, Janderson Dalazen, que é também professor de Agronomia, a unidade demonstrativa serviu para testar e avaliar o cultivo do cereal no solo do reassentamento.
 A boa notícia é que a análise apontou o sucesso da produção. “Estamos aqui apresentando os bons resultados para os moradores. Concluímos que, com o manejo, a tecnologia adequada, a correção da acidez do solo e o uso de adubos orgânicos, o reassentamento tem produtividade semelhante ao de outras regiões tradicionais no plantio do milho como o Cone Sul e a Zona da Mata de Rondônia”, explicou Dalazen. Vale salientar que em 2012 e durante este ano a Santo Antônio Energia fornece insumos agrícolas (sementes, calcário, adubo e defensivos agrícolas) para os reassentamentos. Além disso, em 2011 a concessionária entregou tratores e implementos agrícolas (distribuidores de calcário, roçadeiras, grades aradoras e niveladoras, plainas agrícolas e plantadoras de mandioca) para as associações dos reassentamentos rurais. As ações estão inseridas no Programa de Apoio para a Reorganização das Atividades Produtivas nos reassentamentos.
 Além da divulgação dos bons resultados do plantio do milho na unidade demonstrativa, o “Dia de Campo” orientou sobre as tecnologias de produção e sobre o manejo das pragas. As mais de 60 pessoas que participaram do evento viram de perto os sistemas de irrigação, silagem e aprenderam a preparar derivados do milho que também foram degustados.  
Animado com os bons resultados da unidade demonstrativa, Paulo Sergio Fernandes, de 59 anos, plantou um hectare de milho em seu lote, no reassentamento São Domingos. “Fiz um plantio experimental e a colheita foi positiva. Agora, quero fazer um novo plantio para poder vender o milho para supermercados a partir de agosto, durante a entresafra”, afirmou.
 O “Dia de Campo do Milho” continua hoje, sexta-feira, dia 15, no reassentamento Santa Rita, na margem direita do rio Madeira.
 Saiba mais:
A produção de milho no Brasil na safra 2011/2012 foi de 55 milhões de toneladas em 12,9 milhões de hectares principalmente no Sul e no Centro Oeste do país, sendo o
Paraná o Estado brasileiro com a maior produção.
70% do milho produzido no mundo são destinados para a alimentação se suínos e de aves. (Fonte: Emater)
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir do fim de 2015, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). A UHE Santo Antônio é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a entrar em operação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS