O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia terá atendimento suspenso, de 28 de março a 1 de abril, para inserção de dois novos dígitos na placa de veículos. Atualmente com nove dígitos, o sistema de registro de veículos sofrerá alteração em todos os estados, segundo informou o coordenador interino do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do Detran de Rondônia, Jacson Melo.
“O limite de combinações está no fim, por isso temos que fazer essa ação para garantir novos emplacamentos”, disse o coordenador do Renavam. Ele adiantou que para quem possui veículos de placa com o final três, os vencimentos como licenciamento e seguro, as taxas serão alternadas para o dia 5 de abril.
Ainda de acordo com Melo, todos os serviços relacionados a veículos estarão suspensos durante o período de acréscimo dos novos dígitos nas placas. “Somente os serviços de habilitação e de atendimento ao usuário estarão em funcionamento”, adiantou.
O número de veículos que terão o décimo primeiro dígito ainda não é definido, já que essa normativa serve apenas para veículos novos. “Atualmente, Rondônia emplaca 5 mil veículos por mês”, contabilizou o coordenador do Renavam em Rondônia.