Crea-RO alerta para instalação de cerca elétrica
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) faz uma alerta a todos que pretendem instalar cerca elétrica em suas residências ou comércio. De acordo com o Conselho, o primeiro passo é procurar uma empresa ou um profissional legalmente habilitado para fazer a instalação.
No Brasil, a cerca elétrica é atribuída a ABNT NBR IEC 60335-2-76, classificada como equipamento eletrodoméstico e que deve também obedecer às determinações da norma NBR 335-1: 1996, que trata particularmente da segurança construtiva dos aparelhos eletrodomésticos.
O engenheiro eletricista, Paulo César de França, recomenda ainda aos usuários que ao adquirirem este tipo de equipamento em determinada empresa, fiquem atentos e exijam instaladoras que estejam de acordo com as normas, garantindo assim um serviço de qualidade e segurança. “Para isso, deve-se procurar um profissional ou uma empresa legalmente habilitados para instalação e manutenção do equipamento nos termos da Lei 5.194/66, que regulamenta as profissões de engenheiro e agrônomo, no caso - o Crea”, afirmou.
Ainda de acordo com o engenheiro, é necessário ter o registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projeto e execução da instalação, documento este que só um profissional habilitado pode fornecer.
O presidente do Crea Rondônia, engenheiro civil Nélio Alencar, aborda também sobre alguns parâmetros em relação a maneira que a cerca elétrica deve ser instalada. “Existem critérios como a altura mínima, a sinalização informando sobre a sua instalação, as distâncias de segurança, etc. Desta forma, é preciso estar atento e saber se a empresa ou o profissional são habilitados no Crea”, disse.
Lei Estadual
A lei estadual nº 1113, de agosto de 2002, diz que a instalação e manutenção de cercas elétricas, visando à segurança dos imóveis localizados no Estado, deverão ser executadas de acordo com as normas desta Lei e nos termos de sua regulamentação. As disposições desta Lei aplicam-se, indistintamente, aos imóveis residenciais, comerciais e industriais, localizados em zona urbana ou rural. Aplicam-se também as disposições desta Lei aos imóveis que já possuíam cercas elétricas antes de sua vigência.
A lei diz ainda que a cerca elétrica deve ficar a uma altura mínima de 2,5 metros, medida do primeiro fio ao piso externo do lote; ser instalado um aterramento independente da rede elétrica que alimenta o imóvel; utilizar isoladores de prolipropileno ou polietileno e realizar ainda, a manutenção do equipamento, no mínimo, a cada 24 meses, a contar da sua instalação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!