Centro cirúrgico do João Paulo II passa por adequação

Centro cirúrgico do João Paulo II passa por adequação

Centro cirúrgico do João Paulo II passa por adequação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está realizando adequações para criar mais uma sala de cirurgia e uma de Repouso Pós Anestésico (RPA), além da aquisição de vários equipamentos cirúrgicos modernos, adquiridos com recursos do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) e do programa S.O.S Emergências, do Ministério da Saúde. Essa medida visa contribuir expressivamente para a resolutividade dos casos de ortopedia, evitando a transferência de pacientes para outras unidades de saúde.  

O Pronto Socorro João Paulo II é a maior referência em Rondônia no atendimento de urgência e emergência. Por atender os requisitos exigidos da Portaria nº 2.395/GM/MS, foi incluído no Programa S.O.S Emergências. Na unidade são realizadas cirurgias em pacientes com trauma grave, fraturas expostas oriundos do trânsito, além de cirurgias em  baleados, esfaqueados e acidentes em geral que não pode esperar por atendimento. Também são realizados procedimentos cirúrgicos de emergência como, apendicectomia (apendicite) e colecistectomia (vesícula).

De acordo com as estatísticas da unidade, em 2012 foram realizadas mais de 40 mil atendimentos e mais de 2.500 cirurgias nas especialidades de ortopedia, vascular, neurocirurgia, cirurgia torácica  e cirurgia geral.

S.O.S

O S.O.S Emergências  é uma ação estratégica do Ministério da Saúde, lançada em 2011 para qualificar e melhorar o atendimento das principais unidades de emergências  que atendem  pelo  Sistemas  Único  de  Saúde (SUS).  Além do João Paulo II, participam da ação hospitais das cidades de Fortaleza, Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre. Todos os hospitais selecionados são referências regionais. A meta é que, até 2014,  o  S.O.S atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.

MELHORIAS

O João Paulo II dispõe de 137 leitos e atende uma demanda diária de mais de 90 pacientes. Para amenizar a situação da superlotação, o Governo da Cooperação pretende construir nas proximidades do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, o Hospital de Urgência e Emergência que irá contar com 254 leitos, sendo 30 de UTI.

De acordo com o governador Confúcio Moura, o processo da construção do investimento já está em período licitatório e a obra deverá  iniciar o mais rápido possível. “Construir um hospital não é igual uma casa, o projeto precisa ser bem feito para que os leitos sejam adequados, e a empresa que for construir precisa ter experiência na construção de outros empreendimentos”, explica o governador.

A construção do novo hospital é uma forma de inovar a gestão, em que o Estado faz a construção e uma empresa licitada arca com os equipamentos ou vice versa, e que atende à Lei nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004. Apesar do custo estimado em mais de R$ 100 milhões, o Governo da Cooperação entende que a obra é uma necessidade do Estado e não medirá esforços para tirá-la do papel e, dessa forma, possibilitar a toda população uma assistência ágil, eficiente e humanizada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS