Veja também: Quando Raupp era governador também foram registrados "sumiços" no almoxarifado da SEDUC; Hermínio Coelho mantém críticas ao "governo da cooperação".
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vai começar
Nesta sexta-feira, 15, uma sessão solene na Assembleia Legislativa marca o início das atividades parlamentares em 2013. E o presidente Hermínio Coelho já sinalizou que não vai recuar nas denúncias contra o “governo da Cooperaçao” de Confúcio Moura. E antes mesmo de abrir o ano legislativo, em entrevista ao Jornal Interativo, de Ivonete Gomes, Hermínio soltou o verbo “Confúcio deveria imitar o Papa e renunciar”, decretou o presidente da Casa de Leis.
Mendigo
Hermínio também teceu pesadas críticas ao secretário de Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, ao qual ele comparou a um mendigo, “Bessa fica pedindo esmolas para reformar delegacias”. Para Hermínio, o governo não tem planejamento, “é inadmissível que deputados tenham que ficar colocando emendas para fazer reforma de delegacias. Isso é básico”, disse o parlamentar.
No ventilador
E nesta sexta-feira Hermínio Coelho deve revelar um esquema que vem sendo arquitetado contra ele envolvendo algumas figuras conhecidas. O caso tem como “recompensa” uma vaga no Tribunal de Contas. A história é cabeluda e vai feder.
Filme repetido
Desapareceram do almoxarifado da Secretaria de Estado da Educação 200 televisores, 46 notebooks e 3 aparelhos de ar-condicionado. Os equipamentos sequer haviam sido pagos aos fornecedores e ninguém sabe, ninguém viu o que aconteceu. Puxando um pouco pela memória, no mesmo almoxarifado, na gestão do também peemedebista Valdir Raupp, quando ele governou Rondônia, ocorreram problemas parecidos. O responsável pelo órgão “dava entrada” apenas nas notas e os produtos sequer existiam. Depois faziam um boletim de ocorrências dizendo que “as coisas haviam sumido”.
Outra
Na mesma gestão, instrumentos musicais que deveriam ser distribuídos nas escolas para as fanfarras foram entregues sem tombamento. Foi um “Deus nos acuda”. Como resultado, até hoje ninguém sabe exatamente quanto foi comprado, recebido e entregue.
Claro
Que esse caso precisa ser investigado. É de extrema gravidade o desaparecimento de equipamentos do almoxarifado, que é guardado por vigilantes armados. Também é preciso ter a certeza de que todos os produtos foram realmente entregues. E já que o assunto são os almoxarifados, é bom fazer um levantamento lá pelo depósito da Secretaria de Saúde. Tem medicamentos vencendo por lá, enquanto faltam em postos e hospitais.
Lixo
A população de Jaru está revoltada com a prefeita Sônia Cordeiro (PT) por causa da coleta de lixo. Eles acusam a prefeitura de não pagar o combustível para os caminhões de lixo. Como resultado, já tem gente pedindo o endereço da casa da prefeita “para jogar o lixo lá na frente”.
Por aqui
No sábado de carnaval o ex-prefeito Roberto Sobrinho resolveu reunir em sua residência o antigo secretariado. Ele promoveu um grande churrasco para comemorar o fim de seu mandato. Para quem não sabe ou não lembra, Roberto foi praticamente expulso da prefeitura pela Justiça e teve um final de mandato melancólico, com direito até a choro na televisão. O povo não se sensibilizou não.
Encalacrado
E a vida de Roberto não vai ser nada fácil daqui para a frente. Com inúmeras ações que estão sendo propostas pelo Ministério Público, ele está na berlinda na Assembleia Legislativa, onde deve responder a processos administrativos. Nesta quinta-feira ele foi exonerado do cargo comissionado que ocupava no gabinete da deputada Epifânia Barbosa, sua ex-secretária de Educação.
Peroba
E o PMDB resolveu sair em defesa de Renan Calheiros. Nesta quinta-feira, a petição pela saída do senador da presidência do Senado já tinha registrado 1,5 milhão de assinaturas, 200 mil a mais que 1% do eleitorado brasileiro, porém, ela tem caráter meramente simbólico. Em defesa de Renan, os peemedebistas alegam que não há nenhuma condenação contra o senador, apenas processos tramitando. "Sabemos que existe um processo e o senador Renan não foge à responsabilidade de respondê-lo. Mas os fatos narrados estão ligados à vida pessoal do senador e não à vida pública dele", defendeu o senador Sérgio Souza (PMDB-PR). Alheio a toda a gritaria, Renan passou o Carnaval em um spa de luxo em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde teria gasto R$ 22,2 mil.
No STJ
Advogados do ex-deputado estadual Valter Araújo impetraram no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma petição para dar celeridade ao pedido de habeas corpus feito ano passado, que foi indeferido. Os advogados alegaram na peça que seu cliente não pode mais interferir no andamento das investigações, portanto não cabe o pedido de prisão preventiva. Esse pedido havia sido indeferido pelo ministro Gilson Dipp que fez a seguinte alegação, “a matéria confunde-se com o próprio mérito da impetração, cuja análise competirá ao órgão colegiado, em momento oportuno”.
Situação
Valter está na condição de foragido da justiça desde dezembro de 2011, quando teve um habeas corpus revogado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, concedido por ela própria dias antes. Ele havia sido preso na Operação Termópilas, em novembro daquele ano, acusado de comandar um esquema que envolvia empresários, deputados e assessores do primeiro escalão do governo Confúcio Moura. De todos os presos, apenas Valter continua com mandado de prisão, os demais foram sendo soltos pela justiça. Valter Araújo era presidente da Assembleia Legislativa e teve o mandato cassado em 23 de maio de 2012, por 10 dos 16 parlamentares aptos a votar. Ele foi o primeiro deputado a perder o mandato por decisão do legislativo de Rondônia.
Buraqueira
E quem resolveu curtir a folia em Guajará-Mirim reclamou, e muito. Primeiro a condição da estrada, que está praticamente intrafegável. Buracos, ponte caída e lama fazem parte do percurso. Ao chegar na cidade, os “foliões” se depararam com uma rede hoteleira ruim, cara e precária. O mesmo pode-se dizer dos poucos restaurantes. A situação da Pérola está cada vez pior.
Na gráfica
Já está sendo impressa a 13ª edição da Revista Painel Político, que apresenta uma reportagem sobre o avanço do crack em Porto Velho e a lerdeza das autoridades em coibir a venda e tratar os dependentes. A revista também apresenta um panorama da nova câmara de vereadores e ainda um problema que faz parte do cotidiano dos pais, os riscos dos acidentes domésticos. A revista também entrevistou o presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB, advogado Diego de Paiva Vasconcelos. A revista circula a partir da próxima semana.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Exercícios físicos na vida adulta diminuem os riscos de demência
Estar em forma na vida adulta está associado a um menor risco de demência na velhice, segundo um novo estudo do Instituto Cooper, em Dalas. Entre 1971 e 2009, 19.458 adultos saudáveis de até 65 anos fizeram um teste de esforço na esteira como parte de um exame de saúde. Os pesquisadores acompanharam os dados médicos dos indivíduos por 24 anos, em média. Após o ajuste para idade, tabagismo, diabetes, colesterol e outros fatores de saúde, os pesquisadores descobriram que, em comparação com os 20% de mais baixa aptidão na meia-idade, aqueles com mais de 20% tinham um risco 36% menor de desenvolver demência. A razão para a associação não ficou clara, mas foi indepedente de riscos cardiovasculares e cerebrovascular, sugerindo que The reason for the association is unclear, but it was independent of cardiovascular and cerebrovascular risk factors for dementia, suggesting that both vascular and nonvascular mechanisms may be involved. — Demência é uma doença sem cura ou bons tratamentos — disse a autora do estudo, Laura F. DeFina, diretora científica interina do Instituto Cooper, em Dalas. — Atividade física pode ser uma maneira preventiva para tratar demência em vez de abordar os custos de um ancião com deficiência. A população estudada era na maioria branca e com alto nível de escolaridade e segundo os pesquisadores os resultados não podem ser generalizados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!