A linha de coletivo que atende o bairro Nacional, em Porto Velho, lidera em número de reclamações de usuários. A informação é da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran). Os dados apontam que, em média, 10 reclamações são registradas por dia.
De acordo com técnicos da divisão, o atraso nos horários é a maior reclamação. Há registros de até 90 minutos de um ônibus para o outro. Além do Nacional, as linhas que atendem usuários dos bairros Novo Horizonte, Ulisses Guimarães, Circular I e Jardim Santana, também aparecem com frequência nas estatísticas de reclamações registradas pela Semtran.
De acordo com Everton Kemp, diretor da Divisão de Fiscalização da Semtran, este número poderia ser bem maior. Ele explica que mesmo com a fiscalização, muitas empresas – até dezembro de 2012 – não afixavam no interior do veículo o número 08006475100, para que os usuários dos coletivos possam fazer suas reclamações.
Campanha
Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Guttemberg, há uma determinação do prefeito Mauro Nazif para que a Semtran amplie a fiscalização e faça uma campanha de orientação da população para que denuncie as irregularidades, para que a prefeitura possa tomar providências dentro da legislação em vigor. Carlos Guttemberg explica que não se trata de uma “caça às bruxas” contra a empresa. “O que a prefeitura, bem como a Semtran está buscando é que as empresas cumpram o contrato de concessão e prestem um serviço de qualidade à população”, disse.
Mais rigor
Kemp afirma que desde o início da atual administração, a Semtran está agindo com mais rigor para que o serviço de transporte público, funcione adequadamente e que a população seja atendida com a maior qualidade possível.