O Conselho fiscal da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), órgão encarregado de examinar e acompanhar o movimento econômico-financeiro da Federação conforme reza o Estatuto em seu artigo 59, não consegue exercer o seu papel de fiscalizar. Isso porque, são várias as tentativas de ter acesso a cópias a documentos e os membros não são atendidos em seus requerimentos. A reclamação em questão é quanto a solicitação feita ao presidente Denis Baú, por meio de documento protocolado no dia 09 de janeiro e assinado por três conselheiros efetivos (conforme documento em anexo), das cópias dos balancetes mensais de abril a dezembro de 2012.
Ao ter o pedido ignorado pelo presidente, novamente no dia 14 de janeiro, o conselho reiterou a solicitação e novamente não foi atendido. Diante da recusa, o Conselho Fiscal se dirigiu ao Conselho de Representantes, órgão soberano da Fiero, para que este tomasse as medidas cabíveis.
Durante Assembleia Geral Extraordinária do dia 25 de janeiro, o Conselho de Representantes decidiu em conceder mais 48 horas ao presidente Denis Baú para a entrega dos documentos, sob pena dele arcar com as penalidades previstas no Estatuto da Fiero, porém, o presidente não atendeu a determinação do Conselho, muito menos ao Estatuto.
Ao invés de apresentar documentos, e para ganhar tempo, Denis Baú convocou na data nesta segunda-feira (30), uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para o dia 05 de julho de 2012, onde inclui na pauta a apresentação dos balancetes e retificações do Orçamento de Despesas.
“O presidente não tem a mínima noção do compromisso para com a Fiero ao publicar uma AGE para o mês de julho, uma vez que seu mandato termina no próximo dia 31. Isso é uma afronta ao Estatuto e, principalmente, uma afronta a Justiça do Trabalho. Denis Baú está rasgando o Estatuto”, afirma o presidente do Sinduscon Rondônia, Chagas Neto, acompanhado dos presidentes do Sinicon e Sindinp, todos membros do Conselho de Representantes da Fiero.
Para tanto, informam ainda os membros do Conselho, nesta quinta-feira (31), essas atitudes reprováveis do atual presidente serão discutidas durante Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes, na sede da Fiero.