O Secretário da Junta de Serviço Militar (JSM 018), Júlio Mercado, faz um chamamento e alerta aos cidadãos que nasceram no ano de 1995, para que compareçam à JSM 018-Porto Velho para realizarem o alistamento militar e assim cumprirem os prazos previstos no calendário 2013. Ele lembra, ainda, que os cidadãos alistados até o dia 30 de junho 2013, serão encaminhados à seleção geral deste ano (Julho a Outubro) e para àqueles que não forem selecionados nesta 1ª fase, poderão receber os certificados de dispensa de incorporação (CDI) ainda em 2013.
Os selecionados continuarão no processo e em Janeiro de 2014 serão informados sobre a Organização Militar(OM) designada para realizarem a Seleção Complementar e última fase do processo de alistamento militar antes da incorporação nas fileiras das Forças Armadas.
Para os cidadãos (classe 1995) que não cumprirem o prazo de 30 de junho de 2013, serão encaminhados para o processo de seleção do ano seguinte e para quem se alistar após esta data será penalizado com o pagamento de multa prevista no Regulamento da Lei do Serviço Militar (RLSM).
O processo de alistamento militar, em município tributário (onde há seleção de jovens para servir às Forças Armadas nas organizações militares existentes na sede) é composto de 03 (três) fases: 1ª fase) Alistamento – de acordo com os prazos do calendário acima; 2º fase) Seleção Geral – atividade onde o cidadão será avaliado por uma Comissão de Seleção das Forças Armadas. Os aprovados continuarão no processo e os reprovados serão encaminhados à Junta de Serviço Militar para confecção do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI); 3ª fase) Seleção Complementar – atividade realizada em uma Organização Militar (OM), para os cidadãos que foram aprovados na 2ª fase.
Será realizada nova inspeção de saúde, uma entrevista mais detalhada e testes práticos específicos com os candidatos à incorporação, na busca de habilidades para exercer atividades inerentes às peculiaridades da OM para onde foi distribuído. Nesta fase, normalmente, são distribuídos três candidatos para cada vaga existente na OM. Os cidadãos que não forem selecionados para incorporação nas fileiras das Forças Armadas serão encaminhados à Junta de Serviço Militar para confecção do CDI e posterior recebimento, após realizarem o compromisso à Bandeira Nacional em uma cerimônia cívico-militar, conforme previsto na Lei do Serviço e seu Regulamento.
O processo de alistamento militar, em município não tributário (onde não há seleção de jovens para servir às Forças Armadas) é composto de 02 (duas) fases: 1ª fase) Alistamento – de acordo com os prazos do calendário acima, apenas para o período e situação; após o alistamento o cidadão já estará dispensado da prestação do serviço militar inicial; 2ª fase) Dispensa do Serviço Militar Inicial – recebimento do CDI após realizar o compromisso à Bandeira Nacional, com a presença do Prefeito Municipal e Presidente da Junta de Serviço Militar, do Delegado de Serviço Militar e demais autoridades públicas do Município.