Durante o período de carnaval aumenta o número de crianças e adolescentes em risco no que se refere à exploração sexual. Diante dessa realidade, a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, composta por vários órgãos e instituições, entre eles a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza a campanha "Faça Bonito. Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente é Crime".
Em reunião no Ministério Público do Estado, com as Promotorias da Infância e Juventude, a Seas por meio da Gerência de Políticas Estratégicas para Crianças, Jovens e Adolescentes (Gecaj) assumiu o compromisso de produzir o material da campanha, que consiste em camisetas e leques, para ser entregue à União dos Blocos Carnavalescos (Uniblocos) e à Federação das Escolas de Samba de Rondônia (Fesec), parceiras da ação.
O objetivo da campanha é conscientizar toda a sociedade a proteger e zelar a população infanto-juvenil contra o abuso e exploração sexual, e denunciar esse tipo de crime através do Disk 100 ou aos conselhos tutelares presentes em todos os municípios.
O secretário de Assistência Social, Márcio Antônio Felix, alerta para o aumento da exploração sexual e trabalho infantil no período das festas carnavalescas. “Nessa época do ano aumenta em 30% a violência contra crianças e adolescentes", afirmou o secretário.