PROCON - Vendas de fim de ano aquecem comércio

PROCON - Vendas de fim de ano aquecem comércio

PROCON -  Vendas de fim de ano aquecem comércio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O comércio em Rondônia já iniciou os preparativos para as festas de fim de ano e Órgão de Defesa do Consumidor fiscaliza ações
Considerada a principal época de vendas no comércio, as festas de fim de ano movimentam a economia elevando o faturamento e gerando empregos. Atentos a agitação, o Procon Rondônia vem realizando ações de informação e conscientização tanto de consumidores como de lojistas.
Atrativos
Em Porto Velho, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sugeriu aos lojistas, desde primeiro de dezembro, que o horário de atendimento ao publico fosse ampliado das 8h h às 20h, o que possibilitaria uma maior flexibilidade para os consumidores, uma vez que teriam mais tempo para suas compras após o expediente.
Para dar mais oportunidade de comercialização, a CDL realiza, tradicionalmente neste período, o “Domigão da Sete”, que chega a sua sétima edição. Este ano, o evento acontece de 16 à 23 de dezembro e é uma ação que busca atrair clientes para o comércio da capital. Para atrair ainda mais os clientes, serão sorteados 20 vale compras no valor de R$ 500, distribuição de pipoca, refrigerante, água mineral e presença confirmada do Papai Noel. “São ações que visam incrementar as vendas de fim de ano e assim, a economia da Capital”, explica o Presidente da CDL Edson Gazoni.
Cuidado
Atentos a todas as ações promovidas para a fidelização de clientes, o coordenador Geral do Procon/RO, Rui Rodrigues, alerta: “Com a publicidade há uma indução ao consumo, por isso orientamos o consumidor a verificar antes a real necessidade de adquirir um produto ou serviço. Detectada a necessidade e efetivada a compra, nós entendemos que o consumidor é a parte mais fraca de uma relação de consumo e embasados no Código de Defesa do Consumidor buscamos garantir a equiparação desta relação”.
Função
O Procon é Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor que atua em todo país na defesa do consumidor, orientando os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscalizando as relações de consumo. Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local. O Procon pode ser estadual ou municipal, e segundo o artigo 105 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.  
“É Dever do Estado defender o consumidor e não apenas quando este foi lesado em seus direitos, mas focado na questão preventiva, através da orientação e conscientização nas relações de consumo”, ressalta Rui Rodrigues.
O Procon/RO na gestão do Governo da Cooperação passou por um processo de evolução, buscando cumprir na integra o seu papel, “nós vamos além de reparar lesões, realizando um trabalho externo de conscientização para o consumidor e fornecedor sobre o que a lei determina, pois entendemos que as duas partes estando conscientes, a relação se torna mais saudável, pois ambos cumprem suas obrigações e evitam assim problemas futuros”, explica Anderson Aguiar de Lima, Gerente do Procon em Porto Velho.
O Procon dispõe de cinco escritórios no Estado e, no geral, o atendimento tem início quando o consumidor procura o órgão e relata o ocorrido. Neste momento é aberto um processo e identificada as partes. O caso é avaliado e, embasado na lei, se busca a reparação do direito. “No caso de celulares, o cliente que compra um aparelho e este apresenta defeito, a loja tem 30 dias para reparar o defeito, após este período, o cliente pode escolher entre um novo aparelho com valor equivalente ou a devolução do dinheiro corrigido”, esclarece o coordenador Geral.
Compras
É cada vez mais comum as compras na internet. Essa modalidade vem evoluindo no que se refere a segurança, mas ainda assim, é valido atentar para algumas dicas do Procon como verificar a reputação da loja, se é segura, se possui um Serviço de Atendimento a Consumidor (SAC), CNPJ, endereço para recebimento de correspondência, informações que auxiliam na solução de um eventual problema.
Já para as compras efetuadas no balcão da loja, as recomendações são: estar atento ao preço dos produtos, verificando se o valor sugerido nas gôndolas é o mesmo no caixa, no caso de diferença, o menor valor deve ser o cobrado; garantias e prazos do produto; pedir sempre nota fiscal; verificar se existe assistência técnica no local ou na cidade.
Em muitos casos o cliente não pede a nota fiscal e ao abrir mão da nota ele acaba por abrir mão dos seus direitos, uma vez que ela é primordial na busca dos direitos assegurados. “A nota prova que você é proprietário de um bem, neste caso, há as garantias que podem ser observadas, por isso é importante guardá-las até o fim do produto, até mesmo para comprovar em caso de roubo”, orienta Rui Rodrigues.
Sobre o CPF na nota, o Procon recomenda a utilização, pois reduz a sonegação de impostos e reforça a propriedade. O CPF não é obrigatório, porém a emissão da nota sim.
Estatísticas
De acordo com dados do Procon/RO, nas datas comemorativas sempre há um aumento nas vendas e uma consequente procura pelo órgão. Estatísticas apresentadas mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, a procura era de 42 pessoas por dia. Durante esta primeira quinzena de dezembro de 2012 houve um incremento na demanda de 40%. Fato atribuído, segundo Anderson Aguiar, ao trabalho de informação realizado no decorrer do ano. “Em Porto Velho são cerca de 80 atendimentos diários”, afirma.
“O Procon é um órgão conciliador e a resolutividade dos casos é de cerca de 90%. Quando não chegamos a um acordo, ai sim, encaminhamos para a justiça, mas para isso, é preciso que aquele que nos procura tenha em mãos a nota fiscal, o termo de garantia, documentos pessoais e todos os demais documentos que comprovem a relação de compra”, informa Rui Rodrigues.
Neste ano, foi firmado o acordo de cooperação com o Ministério da Justiça interligando o Procon Rondônia com a Rede Nacional. “Até novembro ele existia pela metade em um trabalho. Foi criado a Coordenação do Procon com o Conselho e o Fundo de Arrecadação. A partir de 2013, o órgão estará apto a exercer seu papel de policia”, finaliza Rodrigues.
Procure o Procon mais perto de você:
PROCON PORTO VELHO
Gerente: Anderson Aguiar de Lima
Endereço: Av. Sete de Setembro, 830 – Centro (Shopping Cidadão)
Tel: 3216-1026  
PROCON ARIQUEMES
Gerente: Paulo Roberto de Freitas Morais
Endereço: Av. Tancredo neves, 2719 – Setor 03
Tel: 3536-1128
PROCON JI-PARANÁ
Gerente: Rayanne Mendes Pereira
Endereço: Rua Martins Costa, 249 – Jotão
Tel: 3423-8833
 PROCON ROLIM DE MOURA
Gerente: Gustavo Hannry Raupp de Matos
Endereço: Av. 25 de Agosto 5115 - Centro
Tel: 3442-90216
 PROCON VILHENA
Gerente: Acacio Felix Costa
Endereço: Av. Celso Mazutti, 5147 - Centro
Tel: 3322-4941/3110
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS