Curso de Auxiliar Administrativo é oferecido a 30 adolescentes internos de Porto Velho

Curso de Auxiliar Administrativo é oferecido a 30 adolescentes internos de Porto Velho

Curso de Auxiliar Administrativo é oferecido a 30 adolescentes internos de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma turma de 30 internos da Unidade de Internação Sentenciados I foi contemplada com o curso de Auxiliar Administrativo do Programa Nacional de Acesso em Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).
O benefício é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CAA), a Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Estado e o Ifro.
Na manhã de terça-feira (11), pais e alunos tiveram a oportunidade de se reunir na aula inaugural do curso, com a presença do juiz Marcelo Tramontina, responsável pela Vara da Infância e Juventude, das promotoras de Justiça Sandra Leane e Tânia Garcia Santiago, do coordenador da CAA, Antônio Gomes Silva, e da professora Marilise Esteves, pró-reitora do Ifro, além de professores que farão parte do quadro de profissionais que ministrarão o curso aos 30 internos. Com a Bolsa-Formação, os internos receberão semanalmente o valor de R$ 20, que será depositado e as famílias terão acesso.
O objetivo do Pronatec é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e somente este ano formou mais de 1.500 alunos nos mais variados cursos, sendo o curso de Auxiliar Administrativo o mais procurado. Serão 180 horas de aula, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os internos matriculados têm entre 12 e 18 anos de idade, e passarão pelas nove semanas de aula, com 20h semanais.
O coordenador do CAA, Antônio Gomes Silva, agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que a unidade recebesse o benefício. “Em nome do Governo da Cooperação e do secretário de Justiça Fernando Oliveira, eu agradeço e parabenizo a todos os presentes que se esforçaram para que nós chegássemos a esse resultado. Esse é o objetivo dessa gestão que busca por melhorias e qualidade de vida aos nossos adolescentes e que, através da educação, oferece uma nova expectativa de vida tanto aos internos quanto às suas famílias”, declarou.
O juiz Marcelo Tramontina enfatizou a importância da educação. “Vocês estão recebendo uma oportunidade de sair daqui prontos para mudar de vida, e estão recebendo nosso incentivo para isso. O curso é uma chance que muitos adolescentes fora do sistema socioeducativo gostariam de receber, então vocês devem valorizar e aproveitar cada ensinamento que terão aqui durante esse período”.
Tânia Garcia Santiago fez questão de lembrar e esclarecer aos pais e alunos o longo processo para que a ideia fosse solidificada. “Esse é um trabalho conjunto de pessoas comprometidas em transformar o sistema socioeducativo como ele realmente deve ser, e nós levamos dois anos para conseguir chegar no dia de hoje. Começamos com uma ‘paquera’ e hoje é dia do ‘casamento’ porque aqui começa a oportunidade de vocês em, de fato, mudarem o destino, e nós podemos a partir daqui também oferecer o mesmo benefício que vocês estão recebendo a outros adolescentes do sistema”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS