Atuação do TCE e do MPC é destacada em evento sobre o Dia Contra a Corrupção

Atuação do TCE e do MPC é destacada em evento sobre o Dia Contra a Corrupção

Atuação do TCE e do MPC é destacada em evento sobre o Dia Contra a Corrupção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público de Contas (MPC) em defesa do erário e do interesse público foi destacada no ciclo de palestras realizado nesta quinta-feira (6), no auditório do Ministério Público estadual (MP), em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção.
A ação, coordenada pelo MP, teve a presença de representantes de entidades sociais e religiosas e das instituições integrantes do Comitê Estadual de Combate à Corrupção (Cercco), da qual fazem parte o TCE e o MPC, representados no evento pelo auditor substituto de conselheiro Francisco Júnior Ferreira da Silva e pelo procurador Adilson Moreira de Medeiros.
Abrindo o evento, o procurador de Justiça e corregedor-geral do MP, Airton Pedro Marin Filho, destacou a importância do debate sobre a questão, conclamando a sociedade a auxiliar os órgãos de defesa do patrimônio público no combate às ações de corrupção.
Foi aberto espaço para que as instituições integrantes do Cercco apresentassem suas ações na prevenção e na luta contra a corrupção. Na ocasião, o procurador Adilson Moreira destacou a atuação, tanto do MPC quanto do TCE, para aperfeiçoar seus mecanismos de fiscalização e de combate à má gestão dos recursos públicos.
Entre essas ações, ele destacou o papel preventivo adotado pelas instituições nos últimos tempos visando evitar o mau uso do dinheiro público, citando, como exemplo, pareceres, manifestações, notificações e decisões em atos administrativos como licitações, contratos, convênios, concursos públicos.
“Inclusive, em levantamento feito até setembro deste ano, verificou-se que as decisões do TCE, com participação efetiva do MPC, resultaram na prevenção de irregularidades em atos administrativos orçados em mais de meio bilhão de reais”, acentuou.
O procurador de Contas destacou ainda outras atuações importantes do TCE e do MPC, como a obrigatoriedade de o Estado em realizar seus pagamentos em ordem cronológica e divulgá-los de forma online e a proibição de repasse de recursos públicos para entidades ligadas a políticos.
Falou também sobre a necessidade de o cidadão se fazer mais presente na atividade de controle. Exemplificando, citou o caso da isenção de ICMS às usinas, no qual a atuação do TCE/MPC se deu a partir de denúncia popular. “Foi um ato corajoso de quem denunciou, evitando possível dano ao erário, já que as isenções envolviam valores superiores a R$ 600 milhões”, lembrou o palestrante.
Além de buscar sensibilizar os presentes quanto à gravidade dos atos relacionados ao mau uso dos recursos públicos, assim como a ameaça que este representa, Adilson Moreira também citou os mecanismos à disposição do cidadão para fazer suas manifestações ou denúncias quanto ao mau uso dos recursos públicos, como a Ouvidoria do TCE e o próprio MPC.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS