Em reunião, que aconteceu no dia 28 de novembro, na cidade de Pimenta Bueno, o Conselho Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO aprovou democraticamente o Plano das ações visando contribuir com o desenvolvimento da indústria e difusão tecnológica alinhado com o planejamento estratégico BSC (Balance Score Card), recentemente concluído, ouvindo mais de 60 pessoas entre diretores, parlamentares, autoridades e empresários que operam sobre o futuro da Indústria de Rondônia.
Nas reuniões do Conselho são inúmeras informações que são trazidas para discussão e várias ideias para solucionar problemas são compartilhadas. Somente dessa forma é possível chegar a um acordo de forma democrática. Conforme o presidente da FIERO, engenheiro Denis Baú, somente com a participação de todos é possível tomar decisões que atendam a todos os segmentos de forma imparcial.
“A Diretoria Executiva sempre militou pela participação de todos os sindicatos filiados da base sindical nas reuniões e assembleias, por entender como imprescindível às sugestões e ideias que possam contribuir para melhoria do desempenho do Sistema FIERO em Rondônia”, concluiu Baú.
Nesta reunião foram apresentados os comunicados da presidência relatando as principais ações em defesa da indústria. A pauta do dia seguiu com a explanação de assuntos administrativos, de gestão estratégica e controle orçamentário. O encontro abriu aos participantes a discussão e colocação de novas ideias a serem implantadas para a renovação e definição dos parâmetros norteadores de soluções para o desenvolvimento da indústria rondoniense.
No ponto de vista do vice-presidente Ivandro Justo Behenck, Pimenta Bueno e região empreendem esforço constante na busca do desenvolvimento, “mesmo em tempos de crise os empreendedores não perdem seu foco, fazendo investimentos na produção, ampliando a geração de emprego e renda na região, e no mesmo caminho vem a FIERO liderada pelo presidente Denis Baú no apoio aos interesses da indústria”, afirmou.
Ivandro disse ainda que “com um olhar especial, as indústrias do interior do estado estão ampliando as ações da Federação e suas casas, como o SENAI, aumentando constantemente as vagas para a qualificação de mão de obra, fato este que tem sido um grande desafio aos empreendedores de vários setores da indústria regional. Um exemplo claro da atuação forte do Sistema na região são os eventos de grande envergadura que tem ocorrido no município, como a entrega do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT), o 2º Encontro Estadual da Indústria da Confecção”, disse.
O líder sindical também destacou a satisfação em ter sido anfitrião neste dia 27 de novembro quando aconteceu a reunião dos conselheiros da instituição, que agregou líderes de vários setores da indústria rondoniense. “Durante o encontro o presidente Denis Baú conduziu a reunião da mesma forma que tem sido desde o começo de sua gestão, ou seja, de forma democrática, mediando às discussões sobre as ações da FIERO e respeitando a vontade da maioria” finalizou.
De acordo com a presidente do Sindivest/RO, Helena Riça Mourão, o tom da reunião foi conciliatório e todos foram ouvidos pelo presidente Denis Baú.
Helena lembrou que “a FIERO na gestão atual tem contribuído efetivamente para o fortalecimento da indústria rondoniense e atuado intensamente em parceria com o SENAI e SESI para a redução das desigualdades sociais mediante a realização de ações voltadas ao resgate da cidadania, como a parceria com o Governo Federal na implantação dos cursos do Pronatec oferecidos gratuitamente à população. Podemos destacar ainda os serviços nas áreas da saúde, educação, cultura e lazer realizados durante a Ação Global e o Esporte Cidadania, eventos que recebem milhares de pessoas, assim como os atendimentos realizados nas indústrias” afirmou.
A segunda reunião ordinária de 2012 contou com a presença maciça dos convocados, 99% estavam presentes. “Foi uma reunião muito produtiva, principalmente porque foi apresentada a previsão orçamentária de 2013, submetida à apreciação de todos os lideres sindicais que a aprovaram. O presidente abriu o diálogo e desta forma todas as dúvidas foram sanadas por ele. Se existem dúvidas, existem os questionamentos como também a satisfação e a presença de cada líder sindical prova que a gestão atual esta sendo satisfatória”, argumentou.