Visita da presidente Dilma Rousseff a Olimpíada do Conhecimento confirma prestigio do SENAI
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Além da expectativa das provas que os mais de 600 alunos olímpicos teriam de enfrentar a partir de quarta-feira, 14 de novembro, no Anhembi como parte dos desafios da 7ª. Olimpíada do Conhecimento realizada pelo SENAI, a chegada da presidente Dilma e comitiva também causou frisson nos estudantes que iniciavam participação no maior torneio de educação profissional das Américas, cujo encerramento acontece amanhã, 18.
A presidente foi calorosamente recepcionada pelos jovens do SENAI e SENAC, inclusive os competidores das Escolas SENAI de Rondônia que deram um tempo às respectivas atividades para também prestigiar a passagem da presidente, que em breve discurso ressaltou a importância da indústria para aumentar a taxa de crescimento do país. Ela conheceu os estandes de robótica, construção civil, indústria e design de moda.
Dilma Rousseff ainda destacou a parceria do governo com o Sistema S no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Segundo afirmou, dados de outubro de 2012 mostram que há 2,2 milhões de vagas para jovens e trabalhadores em cursos técnicos. Destas, 1,6 milhão são provenientes do Sistema S.
Entre outras autoridades, Dilma cumprimentou o presidente da FIERO, Denis Baú que não poupou elogios às ações empreendidas pelo Governo Federal visando o resgate da cidadania da população. “Faço minhas as palavras proferidas por ela de que a indústria e o governo devem trabalhar juntos para garantir mão de obra de qualidade e neste contexto é de fundamental importância o trabalho realizado pelo SENAI, não apenas em Rondônia, mas em todo o país”, disse.
Sobre os competidores, Baú declarou entusiasmado "sem dúvida é emocionante perceber nestes alunos olímpicos, entre eles, os representantes do SENAI de Rondônia, que eles estão trilhando o caminho cujo sucesso depende de cada um deles, depende de quem estuda mais, do que adquire mais conhecimento, do que presta mais atenção, do que pratica, enfim, daqueles que com determinação se dedicam a vários meses de muito treinamento, não desanimaram e ao chegarem nesta etapa podemos afirmar sem dúvida de que eles podem ser chamados de campões”, disse. O líder empresarial fez questão de ressaltar também a presença de conselheiros do SENAI que vieram de Rondônia com o objetivo de aprofundar o contato com o trabalho realizado pela instituição, assim como os projetos, as novas tecnologias de ponta e prestigiar a edição 2012 da Olimpíada do Conhecimento.
O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos também não escondeu a emoção e o orgulho pela delegação rondoniense. “Realmente é uma grata emoção ver os nossos jovens alunos olímpicos animados para esta competição para qual estudaram e treinaram mais de oito horas diariamente por muitos meses. Acreditamos no potencial destes rapazes e moças, acreditamos que os respectivos instrutores deram o melhor de si, deram mais que cem por cento de tudo que aprenderam para garantir a qualidade necessária para eles chegassem aqui para participar, com chances de conquistar medalhas, desta que é considerada a maior competição de educação profissional das Américas e Rondônia mais uma vez está bem representada”, afirmou.
A Olimpíada do Conhecimento vai até domingo (18) com a participação de 640 competidores, divididos em 54 ocupações profissionais. Os alunos olímpicos terão de executar tarefas do dia a dia das empresas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Os primeiros colocados representarão o
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!