Psoríase - Alimentos a evitar

BEM-ESTAR - Psoríase - Alimentos a evitar - Por Rosângela Roms

Psoríase - Alimentos a evitar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os alimentos

 

Os alimentos dividem-se em dois grupos: alcalinizantes e acidificantes. Cerca de 90% da alimentação regular de quase toda a população é constituída por alimentos acidificantes: churrasco, bifes, batatas fritas, feijoada, cerveja, refrigerante, doces, gelados, omeletas, pizzas, biscoitos, cachorros quentes, queijo amarelo, etc..

 

A composição destes alimentos introduz excesso de proteínas, gorduras (maioritariamente, saturadas), açúcares, deficiências de vitaminas, sais minerais e fibras, provocando o desequilíbrio sanguíneo e stress a nível cutâneo. Estes alimentos contêm, também, grande parte de substâncias cancerígenas, como os nitratos e os nitritos, que vão exigir esforço das células para se livrarem do estímulo da formação do cancro, que ocorre a todo o momento. Para o efeito, as células necessitam de fitoquímicos[1], que estão presentes na alimentação alcalinizante.

 

O sangue tem um pH ótimo que varia entre os 7.35 e os 7.40 (levemente alcalino). Se os alimentos ingeridos contribuírem para alterar o pH do sangue, há um maior dispêndio de energia para compensar a diferença, originando um stress químico. Para manter uma pele sã, a alimentação deve ser constituída em, pelo menos, 70% de alimentos alcalinizantes (frutos e vegetais), para equilibrar os 30% de alimentos acidificantes que são ingeridos.

 

Quanto mais vegetariana for a alimentação, mais condizente com a natureza dos tecidos orgânicos é. A alimentação e a psoríase Existe uma grande parte dos doentes de psoríase que sofre com a alimentação: uma grande percentagem dos doentes de psoríase com excesso de peso, que está intimamente associado a problemas graves, faz parte de um conjunto designado por síndrome metabólico.

 

Este síndrome é constituído por uma associação de doenças, por exemplo, a diabetes, o colesterol elevado, a tensão arterial desregulada (principalmente elevada). Pelo menos uma destas costuma estar presente num doente com psoríase e contribui para complicar a sua situação. A alimentação desempenha um papel muito importante em manter um bom estado de saúde pois as pessoas com excesso de peso, além de terem várias doenças associadas à sua condição necessitam de recorrer a medicação para controlar os desequilíbrios provocados pelas diversas doenças. Esta situação é péssima numa pessoa com psoríase.

 

Portanto, antes de selecionar os alimentos que podem melhorar a psoríase, o doente deve-se comprometer a regular o seu peso. Para o conseguirem, devem adaptar uma dieta equilibrada. Segundo a Dra. Renata Ramalho (nutricionista) não há uma “dieta milagrosa” para a psoríase. Existe apenas um conjunto de alimentos que ajuda a controlar o estado da psoríase.

 

* Quais são os alimentos que de facto beneficiam a psoríase?

 

§ Os peixes gordos (salmão, sardinhas gordas, etc.) e óleos de peixe que diminuem a inflamação;

 

§ As frutas e os legumes, pois são ricos em vitaminas e antioxidantes, estes devem ser frescos e consumidos de forma variada;

 

§ Os cereais integrais (pães integrais, pães de sementes, arroz integral, massa integral, etc;

 

§ Os frutos gordos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, etc.) já que ajudam no controlo da inflamação e são ricos em gorduras monossaturadas[2]. É importante que o seu consumo seja em quantidades moderadas;

 

 

§ Caso o leite e os iogurtes façam parte da alimentação praticada, devem ser magros, não só para ajudar no controlo do peso mas também para evitar a entrada de gorduras para a corrente sanguínea;

 

§ A bebida de eleição dos doentes deve ser a água, pois é necessária uma boa hidratação. Os sumos de fruta naturais podem ser, por vezes, outra opção. Por sua vez, também existe um conjunto de alimentos que devem ser evitados pois prejudicam a psoríase. * Quais os alimentos a evitar?

 

 

§ As carnes vermelhas; § Os alimentos condimentados (pimentos, etc.) uma vez que aumentam a sensação de comichão;

 

§ Os enchidos, visto que grande parte possui condimentos;

 

§ Os açúcares e os doces, dado que dificultam o controlo de peso;

 

§ A fast-food e as bebidas alcoólicas devem ser eliminadas; O álcool em particular pode aumentar o prurido, o risco das crises e torna a condição mais resistente ao tratamento, pois altera o metabolismo de determinados medicamentos, aumentando a sua toxidade;

 

§ Se o doente apresentar sensibilidade ao níquel, o tomate é algo a evitar pois é extremamente rico em níquel. Associado à alimentação encontra-se, por vezes, o tabaco, já que grande quantidade de pessoas tem o hábito de fumar após a refeição.

 

É bastante importante que um doente de psoríase não fume.

 

São químicos ou nutrientes produzidos naturalmente por vegetais, frutas, grãos, legumes e sementes (também são encontrados na soja e no chá verde) para protege-los(as) contra vírus, bactérias e fungos. Quando ingeridos, os fitoquímicos trazem vários benefícios à nossa saúde. Ajudam na prevenção de alguns tipos de cancro e outras doenças crônicas. Os fitoquímicos incluem centenas de substâncias como carotenóides, flavonóides, isoflavonas, licopeno e outras. São gorduras consideradas saudáveis

 

FONTE: http://esg_psoriase.blogs.sapo.pt/3134.html

 

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO

 

Acompanhem mais no “ Arte na Cozinha” um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar de segunda à sexta das 11h às 11:30 da manhã na Rádio Boas Novas AM 660 KHZ ou pelo site: WWW.rbn-pvh.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS