O público que lotou na noite de ontem (6 de novembro) o auditório da Faculdade Uniron (unidade Porto Velho Shopping) teve a oportunidade de não apenas assistir, mas de participar do Fórum IEL de Gestão Empresarial, este ano com o tema “A arte de sair do lugar comum” tendo como atração o renomado palestrante motivacional Marco Zanqueta, que deu um verdadeiro show por meio de uma receita eficaz de entretenimento e mágica para abordar o tema gestão. O Fórum IEL de Gestão Empresarial contou com patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL/RO) e Caixa Econômica, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Estudantes, empresários e público em geral foram fisgados rapidamente pelo carisma e o conhecimento demonstrado pelo palestrante, que entrou em cena provocando e desafiando os presentes. Zanqueta ressaltou que em gestão é imprescindível estar preparado para os desafios e que ter sempre uma estratégia eficaz é fundamental. Tudo isso ele mostrou mediante as mágicas que executou durante toda a palestra.
A coordenadora do NUDEP/IEL/RO, Andréia Tamayose Rezende explica que o palestrante utilizou mágica durante a apresentação com o objetivo de mostrar aos participantes que nada é impossível para aqueles que trabalham uma visão alternativa com a equipe. “O Fórum tem como foco propiciar acesso a palestras com personalidades de reconhecimento nacional. Em sua palestra, Zanqueta abordou um tema que pode ser bem aproveitado no dia-dia das organizações. Ele uniu a arte de falar em público com entretenimento levado a sério, chegando a uma maneira diferente de palestrar e motivar”, explicou.
O superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa; o superintendente de Assuntos Corporativos da FIERO, Elcimar Fernandes, o gerente do Escritório Executivo da FIERO, Elmir Marques, entre outros colaboradores prestigiaram o Fórum.
Para o presidente da FIERO, Denis Baú, que por motivos de força maior não pôde comparecer, “o Fórum realizado pelo IEL é de fundamental importância por trazer palestrantes renomados nacionalmente para abordarem temas atuais e de relevância como Gestão à classe empresarial, aos estudantes e demais interessados. A equipe do IEL mais uma vez está de parabéns pela iniciativa”, disse.
Apresentação especial
Antes da palestra, o Coral do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA) encantou e emocionou a plateia com uma apresentação do Projeto Tom Brasileiro, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) coordenado pelo IEL, executado pela Secretaria Municipal Assistência Social – SEMAS. Vale destacar a entrada dos jovens artistas simulando com tambores o movimento de uma locomotiva em aos 100 anos da histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Ao final, depois de cantarem “Brasil”, de Cazuza, as crianças, bastante aplaudidas, distribuíram rosas para algumas pessoas da plateia.
De acordo com a coordenadora de Projetos Especiais do IEL, Marta Lobo no espetáculo Tom Brasileiro as crianças apresentam à comunidade o que aprenderam ao longo do ano. “O projeto objetiva o desenvolvimento de ações educativas e culturais junto às crianças e adolescentes retiradas do trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade visando à inclusão da família no universo social. Os participantes são beneficiários do PETI que atende a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, que participam das atividades em horário contrário ao da escola e aprendem as modalidades culturais oferecidas pelo programa”, explicou.
A organização do Fórum ressaltou que os mais de 300 brinquedos arrecadados serão doados às crianças participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).