O Ministério Público de Rondônia instaurou Inquérito Civil Público com o objetivo de apurar as condições físicas e sanitárias do Hospital Materno Infantil de Cacoal. O procedimento foi adotado pelo Promotor de Justiça Tiago Cadore diante das inúmeras reclamações recebidas pelo Ministério Público, dando conta de falta de estrutura para o bom atendimento à população nos hospitais municipais.
Relatórios também apontam irregularidades na estrutura física e sanitária dos Hospitais Municipais de Cacoal Materno Infantil e Unidade Mista, relatando possíveis práticas que necessitam ser eliminadas imediatamente, como defeitos estruturais graves que podem comprometer a segurança e a saúde de profissionais e pacientes, bem como apontando práticas ambientais que colocam em risco não só o meio ambiente, como também a saúde pública.
Na portaria de instauração do inquérito, o Promotor solicita à Corregedoria-Geral do MPRO a presença de uma equipe multidisciplinar da Instituição, formada por engenheiros civil, ambiental e sanitarista.