Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta quarta-feira (24), foi aberta a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Guajará-Mirim, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do governador Confúcio Moura, do senador Valdir Raupp e de diversas autoridades do Estado de Rondônia. O evento, organizado pelo Sebrae Rondônia em cooperação com o Sebrae Nacional e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, faz parte das políticas públicas do governo federal para fomentar o desenvolvimento tecnológico nos mais diversos segmentos da sociedade brasileira e se estenderá até o dia 27 de outubro.
Guajará-Mirim, localizada na fronteira entre o Brasil e a Bolívia teve sua origem devido a um avanço tecnológico, a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. No ano do centenário da inauguração da estrada de ferro, que tinha o objetivo de transportar a borracha ao longo do trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamoré, a realização de um evento com autoridades de todas as instâncias governamentais, federal, estadual e municipal, simboliza a união de esforços para o desenvolvimento da Amazônia do século XXI.
O tema da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, e se encaixa perfeitamente na realidade do município de Guajará-Mirim, que tem 93% do território de seu município ocupado por reservas e parques. Uma grande parcela de sua população depende do auxílio econômico governamental para sobreviver. De acordo com Cícero Alves Noronha Filho, presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Sebrae Rondônia, a SNTC será uma excelente ocasião para se discutir a importância da sustentabilidade, a nível regional, em consonância com as decisões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Durante o evento de abertura Noronha entregou ao ministro uma carta de reivindicações do município de Guajará-Mirim com a finalidade de se elaborar um projeto de desenvolvimento sustentável para a região.
O governador Confúcio Moura falou da necessidade de se introduzir a iniciação da ciência e tecnologia nas escolas através da implantação de laboratórios. Ele também destacou a carência da existência de pesquisadores na região Amazônica “Não é possível que estados, por exemplo, como o Paraná, tenham mais mestres e doutores que todos os estados da região Norte.”, comentou.
“Rondônia é um Estado jovem, a maior parte de seus municípios não tem mais que 36 anos.”, explicou o Pedro Teixeira Chaves, diretor superintendente do Sebrae Rondônia e falou sobre a importância do Sebrae e de todo o Sistema S na disseminação do conhecimento. Esclareceu que a SNCT em Guajará-Mirim contará com a presença de diversas caravanas, consultores, empreendedores, estudantes e empresários que estarão envolvidos em atividades de clínicas tecnológicas, palestras e um seminário.
O senador Valdir Raupp falou sobre a união de forças em prol do desenvolvimento de Guajará-Mirim. Citou a aprovação do projeto de construção da ponte de interligação binacional Brasil-Bolívia, o projeto de implantação da escola federal de ensino científico e tecnológico nessa cidade e o sancionamento da legislação que permitirá a construção de lojas free shop nesse município.
O ministro Marco Antônio Raupp esclareceu que a disseminação da ciência e tecnologia tem que ser voltada para as reais necessidades do País e destacou que a parceria com as micro e pequenas empresas (MPEs) é essencial nos processos de inovação tecnológica. “O Sebrae tem um papel fundamental nesse processo de parcerias com as MPEs, pois realiza diversas capacitações no setor e ensina que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento dos negócios”, completou. A seguir Antônio Raupp comentou que Guajará-Mirim foi uma das três cidades no Brasil que ele visitou durante a SNCT. A escolha se deu em virtude da necessidade de se homenagear o grande número de brasileiros que veio de diversas regiões do território nacional a fim de desenvolver a Amazônia. Ele ressaltou que a educação é a base de tudo e falou da necessidade de se melhorar a qualidade do ensino, tendo em vista que a bagagem educacional é a mola propulsora para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O ministro afirmou que enviará técnicos de seu ministério para a região a fim de avaliar o aspecto dos créditos de carbono e da possibilidade de se receber compensações através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. “Guajará-Mirim preserva a natureza, então pode utilizar os seus créditos de carbono como uma fonte de renda para o município.”, explicou. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS