POLUIÇÃO SONORA - BPA apreende três veículos e fecha um estabelecimento comercial
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O fim de semana na capital foi marcado pelo zum zum zum de veículos e estabelecimentos comerciais que não respeitam os limites de emissão sonora determinados por lei.
A operação PSIU (Programa de Silêncio Urbano) desencadeada pelo Batalhão Ambiental, nesta sexta e sábado, teve o intuito de inibir e coibir a prática do crime de Poluição Sonora, garantindo o direito de uma noite tranquila para a população de Porto Velho.
Sexta-feira
Na sexta-feira após receber denúncia de poluição sonora a equipe de policiamento ambiental do BPA comandado pelo 2º Tenente PM Tossati , deslocou-se até o estabelecimento denominado “Parada Obrigatória”, localizado no bairro nacional onde após realizar aferição dos níveis sonoros, ficou constatado que os níveis estavam cerca de 41 decibéis acima do permitido em lei para o horário, configurando o crime ambiental de Poluição Sonora.
Após a emissão de laudo de aferição, os instrumentos utilizados para o cometimento do crime foram apreendidos, e o proprietário do estabelecimento foi conduzido a Central de Polícia. “Vale frisar que, a lei determina que os estabelecimentos comerciais que fazem uso de som, devem ter tratamento acústico, o que impede que o som produzido no local se propague e perturbe os moradores vizinhos”, explicou o tenente Tossati.
Sábado
Já no Sábado o alvo da fiscalização ambiental foi o conhecido “point”, dos poluidores sonoros: o Posto Penta Campeão, localizado na Avenida Pinheiro Machado com Tenreiro Aranha. Desta vez, três veículos foram apreendidos, após ser contatado por meio de laudo de aferição, que ambos estavam emitindo níveis sonoros acima do permitido. “Aqui todos os finais de semana reúnem-se veículos, que transformam os moradores da localidade em reféns da falta de respeito e consideração, com aqueles que querem o mais simples dos direito: uma noite de sono tranquila após um dia de trabalho, falou tenente França, que comandou a operação no Sábado.
Todos os veículos e instrumentos apreendidos foram depositados no Batalhão de Polícia Ambiental. E cada infrator recebe multa individual de 5 mil reais.
Bairros
Não importa onde for a Polícia Militar Ambiental irá cumprir o que determina a Lei. É comum, nos bairros as pessoas ligarem seus aparelhos de som e mesmo em carros, e perturbar aqueles que estão no descanso semanal depois de dias de trabalho. Um dos bairros que apresenta este tipo de ocorrência é o Tres Marias, onde já foram localizadas residências que praticam a ilegalidade. “Aguardamos o flagrante para agir”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!