O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO), engenheiro civil Nélio Alencar, participou da cerimônia de abertura da I Semana das Engenharias. Organizado pelo Núcleo de Tecnologia (NT) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com os Centros Acadêmicos de Engenharia Civil e Elétrica, o evento teve início na tarde desta terça-feira, 16, no auditório Forte Príncipe da Beira, no Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho (ULBRA). O principal objetivo do evento é aproximar os estudantes de todas as engenharias.
“É uma oportunidade para trocar informação e disseminar o conhecimento para os acadêmicos do Estado, especialmente aos estudantes da Unir e Ulbra, instituições que estão proporcionando esta Semana”, disse Nélio Alencar, que ressaltou ainda a questão da sustentabilidade. “O Estado precisa se desenvolver de forma econômica, social e ambientalmente sustentável e a engenharia é fundamental para este crescimento, pois ela proporciona soluções nas áreas de saneamento, energia, habitação, entre outras, afirmou.
Cerca de duzentos e quarenta alunos estiveram presentes no auditório da ULBRA para participar da palestra do professor Lineu Belico dos Reis, da Universidade de São Paulo (USP). Lineu falou sobre a sustentabilidade e engenharias com abordagem de inovação das novas tecnologias como o SMARTGRID, que é o conjunto de tecnologias que acrescenta uma camada de dados digitais à rede elétrica tradicional e permite que a distribuidora saiba, em tempo real e remotamente, a quantidade exata e a qualidade da energia que está sendo consumida em cada domicílio.
Participantes
“Está sendo proveitoso, principalmente por conta dos cursos que estão proporcionando, onde enriqueceram muito o nosso currículo, pois os temas são voltados para nossa área e a teoria adquirida será colocada em prática quando ingressarmos no mercado de trabalho”, disse Fernando Gromiko, acadêmico e um dos organizadores da Semana.
As inscrições para a I Semana das Engenharias continuam abertas somente para as palestras. A Semana vai até sexta-feira, 19. Os interessados poderão ir até o auditório da Faculdade da Ulbra no período da tarde.