Processo Seletivo do Instituto Federal de Rondônia reserva 50% das vagas para rede pública

Governo federal publicou nesta segunda (15) decreto que regulamenta as cotas sociais

Processo Seletivo do Instituto Federal de Rondônia reserva 50% das vagas para rede pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo federal publicou nesta segunda-feira (15), o decreto 7.824/2012 que regulamenta as ações afirmativas/cotas sociais (lei 12.711/2012). A lei estabelece que 50% das vagas das instituições federais sejam destinadas a alunos de escolas públicas. No Processo Seletivo 2013/1 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que recebe inscrições até o dia 08 de novembro, a determinação já está valendo.
No edital publicado na página www.ifro.edu.br, o estudante poderá saber a quantidade das vagas reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar (até um salário-mínimo e meio por pessoa da família) em cada curso e turno.
As inscrições no Instituto nos câmpus localizados em sete municípios do Estado estão sendo realizadas no site do próprio órgão que oferece vagas em 13 cursos técnicos e oito de nível superior, distribuídos entre os municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama e Zona Norte) e Vilhena. São ofertadas um total de 1.890 vagas, sendo 1.200 vagas para os Cursos Técnicos Integrados, 320 em Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e 370 para os de Graduação.
Para os estudantes que concluíram todo o ensino fundamental na rede pública, as oportunidades são para os cursos técnicos integrados, ou seja, que reúne conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional. Aqueles que terminaram o Ensino Médio em escola pública, o IFRO oferece vagas em Cursos Técnicos Subsequentes, que tem duração de até dois anos, e de nível superior, neste caso, as ofertas são nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Laticínios e Gestão Pública.
Já 20% das vagas da ampla concorrência serão reservadas às pessoas optantes pelo ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, e outras 5% às pessoas com deficiência.
O Processo Seletivo Unificado 2013/1 será realizado em uma única etapa, consistindo na aplicação de prova com questões de múltipla escolha para os Cursos Técnicos nas Modalidades Integrado e Subsequente, e prova com questões de múltipla escolha e redação para os Cursos de Graduação. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro de 2012.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS