Após participar na noite de quarta-feira(10), do lançamento da campanha à presidência da subseção de Ariquemes da chapa OAB Nova Integração que apoia e tem o apoio de Andrey Cavalcante, o pré-candidato a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), fez corpo-a-corpo no Fórum Cível da cidade e visitou vários escritórios no dia seguinte. O resultado dos contatos foi altamente positivo, pois Andrey pôde esclarecer vários pontos das propostas, afirmando como pretende agir e torná-las exequíveis, a exemplo da autonomia financeira das subseções, da valorização dos profissionais, qualificação profissional e do resgate da imagem institucional da Ordem.
Andrey lembrou que a independência financeira é perfeitamente possível, uma vez que basta estimular a cobrança da contribuição prevista na Lei 180/87que prevê o aumento da receita, em parceria com os Tribunais. “A partir do momento que estimularmos a arrecadação dando uma destinação a elas que vão favorecer os advogados nas subseções, certamente teremos aumento da desta receita. Ao conquistar a independência financeira, pensamos mais adiante e propomos implantar os Conselhos das subseções, desta forma garantir também mais autonomia institucional no interior”.
O abandono por qual passam os advogados é voz corrente em toda a classe. Eles reclamam que são cobrados a pagar a anuidade, porém na hora que precisam de retorno, se quer são ouvidos. “As pessoas têm que ver que por trás de nós está a OAB, para nos defender, exigir o cumprimento de nossas prerrogativas e o devido respeito nos tribunais, porém não é o que passamos no nosso dia-a-dia”, falou bastante decepcionado com a atuação da OAB/RO, o jovem advogado Juliano Dias de Andrade.
Andrey reconheceu como legítima a reclamação do colega e garantiu que, sendo presidente, assume o compromisso de lutar pelo cumprimento das prerrogativas que devem ser comuns a toda a classe e não a um grupo elitizado da advocacia que goza de privilégios em detrimento dos demais.
A falta de oportunidades de qualificação e troca de experiência, em especial aos jovens advogados, em função da falta de atuação da Escola Superior de Advocacia (ESA) no interior, também foi bastante questionada pelos advogados a Andrey. Ele ratificou seu compromisso de propagar cursos e seminários para todas as subseções através da ESA Itinerante. Essa proposta inclusive é bastante difundida pelo advogado Weverton Heringer, pré-candidato a presidência da subseção, que reafirma que esse compromisso é que o estimulou a entrar nessa disputa e apoiar Andrey Cavalcante.