SAÚDE - Rondônia avança no Sistema de Regulação

SAÚDE - Rondônia avança no Sistema de Regulação

SAÚDE  -  Rondônia avança no Sistema de Regulação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esta implantando a Central de Regulação que irá funcionar de forma integrada entre as unidades de saúde do Estado e dos municípios. Dessa forma o atendimento ao paciente será otimizado acabando com as enormes filas nas unidades para agendamento de exames.
Em uma reunião na manhã desta sexta-feira (5), no gabinete do diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho estiveram reunidos para discutir o avanço da implantação do sistema no Estado o Ouvidor do Estado, Vicente Moura; o diretor do HB, Jean Negreiros; o diretor do Pronto Socorro João Paulo II, Carlos Alberto Caieiro; da Policlínica Oswaldo Cruz, Kenner Gramado; a médica Reguladora, Marilene Penatti e a gerente de Regulação do Estado, Marcela Claudia Aquino.
O Ouvidor Estadual, Vicente Moura discutiu com os representantes de cada órgão o avanço da implantação da Central de Regulação que é uma determinação do governador Confúcio Moura que prioriza a humanização no atendimento ao paciente que busca atendimento na rede pública de saúde.
O diretor do HB, Jean Negreiros, disse que os avanços na implantação do sistema são bem significativos e a cada reunião são avaliados os pontos positivos e negativos. Ele ressaltou o comprometimento dos representantes de cada unidade para que a Central de Regulação seja uma realidade em Rondônia.
Segundo a médica Reguladora, Marilene Penatti a Central de Regulação é uma determinação do Ministério da Saúde onde o agendamento do exame será feito na cidade onde o paciente mora, sem a necessidade de enfrentar fila ou estar se deslocando até Porto Velho para uma simples marcação de exame. Outro ponto positivo destacado por Marilene Penatti é a redução dos exames realizados sem necessidade, “os pedidos de exames serão feitos por médicos especializados, hoje são feitos muitos exames sem necessidade” afirmou.
A gerente Estadual de regulação, Marcela Claudia Aquino disse que aproximadamente em 40 dias os postos de saúde dos municípios estarão interligados com as unidades de saúde do Estado e todos os exames serão agendados via online, “cada município terá uma cota de exames para disponibilizar à população o percentual da cota será de acordo com o número de habitantes de cada município”.

Com a implantação desse sistema o governo do Estado espera oferecer ao paciente um atendimento eficaz e de qualidade, além de democratizar o atendimento na rede pública de saúde, pois vai acabar com o “jeitinho” onde pessoas influentes conseguem atendimento prioritário sem respeitar a demanda já existente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS