Prazo para renegociação de dívida com Crédito Fundiário foi adiado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O PNCF é um programa federal, coordenado integralmente pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), através da Unidade Técnica Estadual.
O programa tem o objetivo de suplementar a reforma agrária no país, fornecendo empréstimos para que pequenos produtores deixem de ser arrendatário, meeiros, parceiros, comodatários ou parceleiros para serem proprietários da terra. De acordo com o PNCF, o produtor tem até vinte anos para pagar a dívida, com três anos de carência.
Atualmente cerca de 70 produtores rondonienses estão inadimplentes com o PNCF. “Quando a resolução foi publicada, os produtores procuraram os agentes financeiros para renegociarem suas dívidas, porém os trâmites exigidos na Normativa dificultaram a adesão”, explica o coordenador da Unidade Técnica, Marcos Rodrigo Gomes da Silva.
Se o produtor rural estiver inadimplente com o Crédito Fundiário, ele perde os descontos na parcela, além de deixar de ter acesso às políticas públicas do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). “Se o produtor estiver em dias com a quitação do empréstimo, é possível que ele consiga até 23% de desconto em cada parcela”, finaliza o coordenador.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!