Próxima de se tornar uma cidade centenária, Porto Velho vive um grande momento econômico, sendo uma das capitais que mais cresce economicamente no país, mas não podemos falar o mesmo no quadro político. O “interesse” político pela capital fica evidenciado, com a eleição 2012 – a mais concorrida da história da capital. São 09 candidatos ao Palácio Tancredo Neves e 385 candidatos disputando 21 cadeiras no Poder Legislativo.
Esse fato, poderia nos dar esperança de dias melhores para nossa tão maltratada capital (quem sabe) mas, infelizmente a maior parte dos políticos eleitos não são nascidos na cidade ou no estado, talvez por isso explique a atuação de alguns - sem compromisso e projetos- e muitas vezes legislando em causa própria,ao passo que os nascidos na terra deveriam mostrar sua lealdade, compromisso, projetos e honestidade. Vale apenas lembrar que promessa em campanha política não é para ser esquecida e sim cumprida em beneficio da sociedade independente da sigla partidária.
Pequena história
Pela Lei 741 de 30 de outubro de 1913 na administração do Governador do Amazonas Jonathas de Freitas Pedrosa (1840-1922) é criado o termo Porto Velho anexo à Comarca de Humaitá.
A LEI Nº 757 DE 2 DE OUTUBRO DE 1914 ( grafia da época)
Crea o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, à margem direita do rio Madeira, e dá outras providencias.
O DR. JONATHAS DE FREITAS PEDROSA, Governador do Estado do Amazonas, etc.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléa Legislativa do Estado decretou e eu sanccionei a seguinte LEI :
Art. 1º - Fica creado o municipio de Porto Velho, com séde na povoação do mesmo nome, á margem direita do rio Madeira, tendo os limites estabelecidos pelo Decreto nº 1063 de 17 de Março do corrente anno para aquelle Termo Judiciário.
Art. 2º - O Poder Executivo fica autorisado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira Mamoré Raylway Company e os proprietarios de terras para a fundação immediata da povoação, aproveitando na medida do possivel, as obras do saneamento feitas ali por aquella companhia, e abrir os créditos necessários à execução da presente lei.
Art. 3º - O primeiro governo do municipio será constituido por nomeação do governador do Estado e o seu mandato se extenderá até 31 de Dezembro de 1916.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução desta Lei pertencer que a cumpram e façam cumprir fielmente.
O sr. secretario do Estado a mande imprimir, publicar e correr.
Palacio do Governo, em Manáos, 2 de Outubro de 1914.
Dr. Jonathas Pedrosa.
Publicada a presente Lei nesta Secretaria do Estado, aos 2 dias do mez de Outubro de 1914.
Na manhã de domingo 24 de janeiro de 1915, foi instalado o município de Porto Velho, assumindo o governo municipal o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Souza Brejense, maranhense (1873-1929), juntamente com os 05 intendentes (vereadores) .
A primeira eleição ocorreu em dezembro de 1916 sendo eleito o baiano Joaquim Augusto Tanajura (1878-1941).
A Lei 5839 de 21 de setembro de 1943 define a cidade de Porto Velho como a capital do Território Federal do Guaporé.
O nome Porto Velho
As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente às pedras da Cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que os construtores e armadores utilizassem um porto localizado a 7 km a jusante do rio, em local muito mais favorável. Era chamado por alguns de "porto velho dos militares" fazendo referência a um ponto de apoio e estratégico deixado pelo exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) quando o Imperador D. Pedro II mandou um pelotão da guarda imperial para a proteção da fronteira em Santo Antônio, com receio de uma invasão boliviana simpatizante da questão paraguaia. A Guerra acabou e ficou um ponto logístico conhecido como “Porto Velho dos Militares”.
Porto Velho sempre despertou e ainda desperta interesses. No passado foi uma cidade cosmopolita quando atraiu mais de 50 nacionalidades na época da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Trecho extraído da Revista Você S/A da Editora Abril de julho de 2011 “ Já em Porto Velho, capital de Rondônia, a construção civil continua sendo o destaque, onde as contratações aumentaram no ano passado. Foram gerados 15.200 empregos nos canteiros de obras, sobretudo por causa da construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira. As usinas são as principais obras, porém, o aquecimento da construção civil é geral. O setor imobiliário cresce a passos largos”.
Junho de 2012 marca o início de um grandioso e ousado empreendimento na cidade, entra em operação a Empresa (Amazon RCP - MDM PET) do grupo MDM – Dydyo, a primeira indústria de reciclagem de Rondônia. Segundo o gerente industrial Fábio Eduardo Amancio a empresa se torna importante para o estado de Rondônia em especial Porto Velho, neste momento por participar diretamente nas mudanças locais que aqui estão acontecendo, contribuindo com a população local e as demais, criando novas perspectivas de vida para centenas de pessoas direta e indiretamente, ajudando de forma geral no crescimento de todo o estado.
Porto Velho é importante para o grupo MDM, por ser uma terra promissora, que esta em pleno desenvolvimento e que apóia e acredita nas empresas locais. Devido a essa enorme gratidão, a MDM PET foi instalada em nossa capital, sendo uma forma de agradecimento,gerando também desenvolvimento social, econômico e ambiental para a população local e as demais.
Para o economista, pesquisador e apresentador do Programa Viva Porto Velho e Porque Hoje é Sabado, Anisio Goraybe, Porto Velho nesses 98 anos de criação, tem se mostrado como uma cidade das mais acolhedoras desse país. Excluindo a grande São Paulo, nossa capital é uma das cidades que tem o maior número de nordestinos se forem comparados proporcionalmente com a população nativa. Todos que aqui chegaram e chegam ainda hoje são muito bem recebidos, afinal este é um estado de oportunidades e sua capital não podia ser diferente. Para mostras essa aceitação, temos um prefeito paulista e um governador goiano ( hoje estado de Tocantins). Toda nossa bancada federal é oriunda de outros estados. Porto Velho e porque não dizer, o estado de Rondônia é ou não uma terra acolhedora. Parabéns Porto Velho pelos 98 anos e obrigado por tudo...
Quero apresentar dois personagens que ainda fazem parte da história de Porto Velho
Raimundo Cantuária maranhense (1882-1949) seringalista, comerciante e que dá nome a um dos mais importantes logradouros da capital, localização da ciclovia.
Francisco José Chiquilito Coimbra Erse ou simplesmente Chiquilito, amazonense (1949-2001) foi o político mais popular da cidade, foi deputado federal e prefeito e dá nome a importante Avenida localização do Shopping Porto Velho – antiga Rio Madeira
Professor Ruzel Costa da Rede Estadual de Ensino Escola Madeira-Mamoré, Centro Educacional Objetivo, Faculdade FARO e Colégio Interação em Porto Velho.