Em cumprimento às orientações da Plenária Nacional Extraordinária Setorial, realizada pela Confederação dos Servidores Federais (Condsef), realizada em Brasília, no último dia 13 de setembro, os servidores do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em todo o Brasil promovem atos nos quais serão destacados a suspensão do movimento grevista e a situação de descaso em que se encontra o órgão. Ato de Mobilização Nacional no Incra é o nome dado ao evento que acontecerá em todo o País, na segunda-feira, 24.
Os servidores vão trajar vestimentas (camisetas ou coletes) pretas, nas quais haverá a seguinte frase: SOS INCRA – SERVIDORES NA LUTA. O objetivo é mostrar que os profissionais estão de luto em protesto quanto à desestruturação da autarquia, falta de pessoal, redução de recursos, péssimas condições de trabalho, ineficiência da gestão, baixa remuneração, etc.
Para formalizar as denúncias, os servidores do Incra vão ainda protocolar documentos no Ministério Público local, denunciando as situações que impossibilitam o órgão cumprir sua missão institucional – como a redução da miséria no Brasil, por meio da Reforma Agrária e Regularização Fundiária.
Os atos terão apoio de sindicatos locais, entidades ligadas aos servidores públicos, bem como movimentos sociais defensores da Reforma Agrária e Agricultura Familiar, pois estas são duas das políticas que deixaram de ser realizadas com eficiência pela autarquia com sua desestruturação.