PAINEL POLÍTICO - “Pulseira do sexo” foi preocupação de Mariana como vereadora; moradia não - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - “pulseira do sexo” foi preocupação de Mariana como vereadora; moradia não - Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO - “Pulseira do sexo” foi preocupação de Mariana como vereadora; moradia não - Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mariana conta 1
 
A candidata tucana a prefeitura de Porto Velho Mariana Carvalho apareceu no programa eleitoral de segunda-feira mostrando um condomínio de casas populares que já deveria ter sido entregue há tempos, mas está abandonado. A pequena vereadora acusou a prefeitura, discorreu sobre a importância de se ter uma moradia decente, etc. Mostrou revolta e indignação, mas esqueceu de contar um pequeno detalhe, porque diabos ela não tomou providências sobre essa situação anteriormente?
 
Mariana conta 2
 
Explico. O condomínio em questão é o Cuniã I, que fica na Avenida Vieira Caúla. O processo licitatório é de 2007 e os recursos, pouco mais de R$ 5 milhões, foram oriundos do programa de intervenção em favelas, do Governo Federal. O projeto previa o assentamento de 176 famílias e está abandonado há anos. As casas térreas e os blocos de apartamentos de 2 e 4 andares estão levantadas em sua maioria. Alguns blocos estão praticamente prontos, faltando apenas o acabamento. Curioso foi Mariana não ter notado isso durante todo o período em que foi vereadora.
 
Mariana conta 3
 
Mas vou dar um exemplo que pode ter sido a causa da miopia da vereadora. Mariana estava ocupada demais elaborando projetos de lei de extrema relevância, como o de número 2.651/2010 que “dispõe sobre a proibição das pulseiras coloridas denominadas pulseiras do sexo aos menores de 18 anos no âmbito do município de Porto Velho”. Ao todo a vereadora apresentou 14 projetos e curiosamente, nenhum deles, tratou de moradias ou de implantação de suas ideias apresentadas no programa eleitoral.
 
Fechando
 
O que se percebe diante desse cenário é a crença de que o eleitor é intelectualmente limitado. A pergunta óbvia, feita por qualquer pessoa é: porque ela não falou sobre isso quando era vereadora? A passagem de Mariana pela Câmara foi pífia, prova disso é que ela conseguiu concluir dois cursos superiores que requerem estágio para conclusão, durante seu mandato. A coisa é tão séria que a Câmara chegou a alterar o horário das sessões para que a jovem não perdesse seu mandato por faltas sucessivas.
 
Não pagou
 
Cerca de 35 alunos da escola municipal Francisco Elenilson Negreiros estão sem transporte escolar, porque segundo informações de pais “a prefeitura não pagou a empresa responsável”. De acordo com informações da comunidade, já tem uma semana que o ônibus escolar não passa no setor chacareiro do Jardim Santana. Pais ligaram na escola e receberam a informação que deveriam ligar na Secretaria Municipal de Educação e lá foi solicitado que telefonassem para uma pessoa identificada como “Adomissi” no número 3901-3303, mas o número está sempre ocupado ou chama e ninguém atende.
 
Barraco
 
Na manhã desta terça-feira a prefeitura de Porto Velho fez a entrega de duas Unidades de Pronto Atendimento, as chamadas “UPAs”. Ambas foram construídas com recursos das usinas, como forma de compensação. Nada mais lógico que os consórcios colocassem faixas e banners informando terem sido eles os responsáveis pelas obras. Mas o pessoal da prefeitura pensa diferente, quando estavam sendo colocados os anúncios, assessores do gabinete do prefeito mandaram “retirar imediatamente”, que no local “só poderiam ficar faixas da prefeitura”. Claro que a estória rendeu um quiprocó danado e quase deu polícia. Cerca de uma hora depois de discussão que envolveu assessores de todos os tamanhos, os consórcios recuaram e desistiram “para não causar constrangimentos ao prefeito”.
 
Apanhou
 
E o deputado Lebrão levou uns tabefes lá pelas bandas de São Francisco do Guaporé durante a inauguração do Hospital Regional. O desentendimento foi com adversários de sua filha, Gislaine Lebrinha. Bate boca daqui, discussão dali, empurra dacolá, a coisa foi parar na delegacia, onde o deputado registrou o boletim de ocorrência com a denuncia por agressão e injuria.
 
Caminhando
 
Em Jaru o candidato a prefeito Jean Carlos fez uma grande caminhada no centro da cidade na manhã desta terça-feira. Acompanhado de seu vice, Pastor Janisson. Jean disputa a reeleição e disse que em segundo mandato pretende “continuar os investimentos em obras a grande prioridade serão as pessoas. Será um mandato voltado para o social, para a humanização da saúde e no investimento nas pessoas”.
 
 
Uma contagem superficial no sistema de registro de candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral mostra que aumenta o número de religiosos nas disputas eleitorais. Em Porto Velho temos cinco candidatos que usam o título de “pastor” ou “pastora”. Em Ji-Paraná são três, em Vilhena dois, Ouro Preto do Oeste temos um pastor, em Rolim de Moura e Jaru são dois (um candidato a vice em Jaru também usa o nome de pastor) e Guajará-MIrim conta com dois pastores.
 
Violência
 
O episódio ocorrido em Jacy-Paraná na noite de segunda-feira comprova a urgente necessidade de ampliar o quadro de policiais nas cidades menores. Não foi um caso isolado e certamente voltará a se repetir, dada a facilidade que os bandos encontram nessas ações. Os policiais ficam impotentes diante da agressividade dos marginais, que usam pesados armamentos.
 
A situação
 
também expõe a ineficiência dos serviços de inteligência da polícia civil e militar, que deveriam estar monitorando os suspeitos. Esse tipo de crime não costuma ser cometido por amadores, são sempre os mesmos elementos, conhecidos da polícia que tem audácia suficiente para invadir uma delegacia. Essas operações são sintomáticas e acendem a luz amarela. É o crime organizado chegando com força no Estado. A polícia está falhando feio nesse ponto.
 
Passional
 
E já que o assunto é violência, uma adolescente de 15 anos foi assassinada com um tiro possivelmente pelo ex-namorado, com quem havia rompido relacionamento no último sábado. O suspeito tem 19 anos e não aceitava a separação. O crime foi por volta do meio-dia em uma parada de ônibus no bairro Areal da Floresta. O pai da menina estava inconformado e questionava “como alguém pode fazer uma coisa dessa?! Ela tinha só 15 anos, e dizia que tava estudando para ser delegada”.
 
Esse crime
 
Comprova a necessidade de se observar as relações amorosas dos filhos adolescentes de perto. Uma menina de 15 anos, namorando com um sujeito de 19 é um cenário propício para esse tipo de comportamento. Essa violência vem se tornando corriqueira e “matar por ciúmes” está banalizado. Pais e educadores precisam estar muito atentos a essas relações e qualquer atitude suspeita, como ameaças e agressões devem ser levadas a sério e é necessário que se comunique a polícia.
 
Superinteressante
 
A ex-deputada estadual Daniela Amorim estampa uma reportagem da revista Superinteressante deste mês sobre a lei do ficha limpa. Ela aparece como “a deputada que foi condenada por utilizar laranjas” e a revista conta “a ex-deputada foi condenada em ações movidas pelo Ministério Público que a acusavam de utilizar “laranjas” para constituir uma empresa (a Construtora Canaã), destinada a fechar contratos com a prefeitura de Ariquemes usando licitações fraudulentas quando era prefeita”.
 
E mais
 
De acordo com a revista ela também foi condenada por fraudar processos licitatórios para a construção de poços semi-artesianos e por contratar com irregularidades uma empresa para serviços de limpeza em córrego na cidade de Ariquemes, no período em que era prefeita. Daniela não é candidata, mas seu marido é. E advinha só, ele usa como nome na urna “Saulo da Daniela Amorim”.
 
Fale conosco
 
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
 
Usuários de lentes de contato correm o risco de cegueira
 
Usuários de lentes de contato correm o risco de terem cegueira. É o que aponta estudo da Universidade do Oeste da Escócia. Segundo cientistas, o parasita acanthamoeba, encontrado no mar, em chuveiros, piscinas e até em poeira, rói os globos oculares após se aproveitar de bactérias encontradas nos acessórios quando estão sujos. Quando a lente é colocada no olho, o acanthamoeba começa a abrir caminho através da córnea, a camada mais externa do globo ocular. Os sintomas são olhos irritados e lacrimejantes, visão turva, alta sensibilidade à luz, inchaço da pálpebra superior e dor extrema. Geralmente aparecem apenas uma semana após o encontro com o parasita. — Deixa cicatrizes na maioria das vezes. A córnea é uma janela para a vida e, se a infecção penetra em direição a uma camada mais profunda, um dano será irreversível — alerta o oftalmologista Graeme Stevenson ao jornal britânico Daily Mail. Para evitar o parasita, a melhor medida, dizem os especialistas, é a substituição constante das lentes, além da higienização frequente.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS