Caerd garante normalização no abastecimento de água tratada

Caerd garante normalização no abastecimento de água tratada

Caerd garante normalização no abastecimento de água tratada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A distribuição de água tratada já está normalizada em Porto Velho. Uma balsa com três motobombas instaladas no Madeira resolveu o problema ocasionado, de forma irreversível, pelo assoreamento da margem direita do rio, formação de banco de areia e soterramento dos equipamentos de captação da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
Estudos técnicos do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) indicam que o comprometimento do desempenho de captação partiu da dinâmica hidrosedimentológica, ou seja, a construção da barragem criou uma barreira ao curso d’água aumentando a corrente e diminuindo o fluxo. Os documentos foram apresentados em reunião mediada pelo Ministério Público do Estado há quase duas semanas.
A concessionária Santo Antônio Energia foi apontada como responsável e comprometeu-se com a assistência operacional de 24 horas. “Para a Caerd já é um assunto vencido. Todo nosso corpo técnico, formado por engenheiros capacitados e dedicados vem trabalhando diuturnamente para que a população não seja penalizada e o consórcio vem fazendo o que se comprometeu a fazer”, disse Márcia Luna, presidente da companhia.
Em dezembro a Caerd e o consórcio voltam a reavaliar a questão. Até lá, o debate gira em torno do ônus da transferência do sistema de captação para um local acima da barragem da usina. “Não é necessariamente um problema já que a Santo Antônio Energia deve ter feito previsão desse custo após os estudos de impacto apresentados para liberação de licença ambiental. Esses estudos previam o desembolso de até R$ 30 milhões, caso houvesse interferência na captação”, esclarece a diretora técnica e operacional da Caerd, Débora Reis. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS