MP-RO participa de reunião com membros da CCJ do Senado e ministra dos Direitos Humanos

MP-RO participa de reunião com membros da CCJ do Senado e ministra dos Direitos Humanos

MP-RO participa de reunião com membros da CCJ do Senado e ministra dos Direitos Humanos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia participou de reunião na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que contou com a participação de Parlamentares e Procuradores-Gerais de Justiça de todo o País, tendo como tema central a Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (PEC 37), conhecida como "PEC da Impunidade". A PEC, que tramita no Congresso Nacional, retira do MP o poder de investigação.
O encontro teve a presença do Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, do Vice-Presidente do CNPG, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, e do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., entre outras autoridades.
Na reunião, os Parlamentares destacaram a atuação do MP brasileiro em momentos cruciais da história do país. Vários senadores se manifestaram contra a PEC da Impunidade. Pedro Taques, além de mostrar apoio ao fortalecimento da relação entre as duas instituições, reforçou o posicionamento contra a PEC 37. Fernando Collor concordou com Pedro Taques e também se manifestou contra a proposta. "Acredito que retirar o poder do MP é amputar-lhe atribuições constitucionais" declarou.
O Senador José Pimentel informou que pretende estender as discussões, buscando maior aproximação entre o Senado e o Ministério Público. "Não vejo sentido em tirar a investigação do MP. Aqui no Brasil, a impunidade é enorme e chega a inibir o Ministério Público" explicou. Já Randolfe Rodrigues foi taxativo. “Uma proposta como essa já devia ter sido arquivada de plano”. E o Senador Pedro Simon concluiu: "Desde muito o MP investiga, investiga na maioria dos países, e voltar atrás é um retrocesso para a democracia brasileira".
Diretos Humanos
Acompanhado da Promotora de Justiça da Infância, Tânia Garcia Santiago, o Procurador-Geral do MP de Rondônia participou ainda de outra reunião, no gabinete da Ministra-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, oportunidade em que se delineou um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Direitos Humanos e os MPs.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS