MP Eleitoral recomenda que municípios suspendam cadastro de famílias em programas sociais

MP Eleitoral recomenda que municípios suspendam cadastro de famílias em programas sociais

MP Eleitoral recomenda que municípios suspendam cadastro de famílias em programas sociais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público Eleitoral da 34ª Zona Eleitoral expediu recomendações aos municípios de Buritis e Campo Novo de Rondônia para que não realizem doação e distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios durante o período eleitoral. A recomendação é também no sentido de que não se inicie a etapa de cadastro de famílias interessadas em beneficiarem-se de programas sociais e não se realize o sorteio de casas populares do Programa "Minha Casa, Minha Vida", cujo cadastro só deve ser feito após o término das eleições de 2012.
As recomendações foram expedidas pelo Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga, da Comarca de Buritis. Para o Ministério Público Eleitoral, as citadas ações beneficentes do ente estatal podem induzir o eleitor a acreditar que o programa social somente será concretizado se o candidato a reeleição, ou que conta com o apoio da Administração Pública, for eleito, desequilibrando assim a disputa eleitoral.
Um dos motivos que levaram o Promotor de Justiça Eleitoral a expedir a recomendação foi o conhecimento de que alguns municípios do Estado de Rondônia participaram, no dia 12 de julho, de reunião convocada pela Associação Rondoniense (AROM), ocasião em que foram orientados a dar início ao cadastro de interessados em se beneficiar do Programa Social “Minha Casa, Minha Vida”, segunda fase.
A Lei nº 9.504/97, em seu artigo 73, parágrafo 10, em defesa do equilíbrio do pleito, dispõe que “no ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício interior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira ou administrativa”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS