Licitação de equipamentos de TI para Seduc é suspensa por irregularidades

Licitação de equipamentos de TI para Seduc é suspensa por irregularidades

Licitação de equipamentos de TI para Seduc é suspensa por irregularidades

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi paralisada por tempo indeterminado, pelo Tribunal de Contas (TCE), a licitação deflagrada pelo Estado, através da Superintendência de Compras e Licitação (Supel) e da Secretaria de Educação (Seduc), para aquisição de equipamentos de tecnologia de informação (TI) visando atender as necessidades das escolas que ofertarão cursos técnicos.
A licitação, que está orçada em mais de R$ 600 mil, foi suspensa pelo TCE, através da Decisão Monocrática nº 61/2012/GCJGM, após a constatação pelo corpo técnico da Corte de Contas de irregularidades consideradas graves no edital.
Entre essas irregularidades, está a não definição do objeto da licitação de maneira clara e precisa, conforme determina a Lei Federal 10.520/2002. Segundo o TCE, há lacunas, por exemplo, na definição dos quantitativos, especialmente sobre a evidenciação de quantas licenças de software serão adquiridas e em quantos computadores efetivamente serão instaladas.
Os licitantes também não demonstraram de forma clara a adequação e a motivação da despesa. Não há, por exemplo, evidência de que as escolas relacionadas no edital possuem espaço físico e também rede lógica, bem como estrutura de climatização, para a implantação dos laboratórios de informática.
Foram anotadas ainda outras irregularidades no procedimento, como a não apresentação de ampla pesquisa de preços; a não exigência da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) para os interessados, na fase de habilitação fiscal; e a previsão de que o pregoeiro poderá intervir indevidamente no direito de interpor recursos pelos interessados na licitação.
Desse modo, diante da possibilidade de dano ao erário, o TCE decidiu, além de paralisar o certame, determinar à Supel e a outros agentes públicos envolvidos que se abstenham de praticar qualquer ato relacionado à licitação até nova decisão do Tribunal.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS