O atraso no pagamento dos serviços privados de saúde contratados para amenizar a superlotação do Hospital João Paulo II é tão grave que o atual Secretário de Saúde, Gilvan Ramos de Almeida, já foi denunciado ao Ministério Público de Rondônia, pois os atrasos já ocorrem desde o início do ano passado, por conta disso o atendimento já foi suspenso deixando muitos pacientes no prejuízo e correndo sérios riscos de vida, por conta da irresponsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado.
Umas das instituições da rede privada que se encontra nessa situação é o Hospital Panamericano, um dos mais prejudicados pela falta de responsabilidade do atual Secretário de Saúde, pois está há meses sem receber por um serviço de qualidade oferecido aos pacientes da rede pública.
A direção do Hospital se vê de mãos atadas por não poder continuar prestando os serviços aos pacientes que correm o risco de voltar para os corredores do Hospital João Paulo II.
Na mesma situação está também o Hospital Santa Marcelina, pacientes que aguardam na fila para cirurgias ortopédicas correm o risco de ter que esperar ainda mais pela realização dos procedimentos.