“O mais atrevido esquema de corrupção já descoberto nesse país”, segundo o procurador geral da República, Roberto Gurgel, começa a ser julgado nesta quinta. Um timaço de 38 personalidades, vai ser julgado pelo Supremo. Sete anos depois que o agora deputado cassado Roberto Jeferson denunciou o Mensalão, o país está atento ao rumoroso caso, que certamente entrará na nossa História. O principal acusado é José Dirceu, ex-ministro e braço direito do ex-presidente Lula. Teria sido ele, diz a denúncia, quem organizou e fez funcionar um esquema que pagava todo o mês, entre 30 mil e 50 mil reais a parlamentares de pelo menos dois partidos, o PP e o PL (hoje PR), para que votassem a favor de projetos do governo. A partir daí, veio a público uma série de personagens enroladas até o pescoço no Mensalão, como o ex-presidente do PT, José Genoino e o publicitária Marcos Valério, da agência DNA, que cuidava das campanhas petistas e o então tesoureiro, Delúbio Soares, Ele confessou que o PT pagava várias contas com o Caixa 2, o que é totalmente ilegal. Mas antes o Caixa 2 do que confessar o Mensalão, deve ter pensado.
Mais de 84 meses o caso será julgado no Supremo. Advogados com honorários milionários conseguiram empurrar o processo Judiciário adentro durante longo tempo, mas agora não tem mais volta. O STF decidiu que chegou a hora de passar o Mensalão a limpo. O grande risco é que, além de pesada punições que se prevê, a lama possa sujar os sapatos, até hoje ilibados, do ex-presidente Lula. Ele sempre negou saber da existência do Mensalão e se disse traído. Mas, entre 38 réus, pode ser que alguém queira envolvê-lo, como Roberto Jeferson já ameaçou. Enfim, o Mensalão é nitroglicerina pura! Vamos saber, em alguns dias, qual será o tamanho da explosão.
CÃES DE GUARDA
Alguns fãs de um ex-deputado foragido não desistem. Fiéis cães de guarda, continuam atacando quem não defende o seu líder. Usando métodos apócrifos, escondendo-se na covardia do anonimato, andam atacando autoridades, principalmente da Assembleia e também jornalistas. Tentam, de todas as formas, desmerecer o julgamento que cassou o então presidente da Casa. Não fossem anônimos e covardes, poderiam ser processados. Mas não mostram o rosto nem o nome. Assim é fácil atacar...
O LULA SALVA?
Não será só ao lado de Fernando Haddad que o ex-presidente Lula vai entrar de cabeça na campanha eleitoral. Ele é personagem em inúmeros programas do horário eleitoral de candidatos petistas em capitais e nas cidades mais importantes do país. Em Rondônia, Lula vai aparecer pedindo votos para a petista Fátima Cleide. Não se sabe se fará o mesmo pelo Padre Franco, que quer a reeleição em Cacoal. Lá, ele está enfrentando Glaucione Nery, que, pelo menos até agora, tem aparecido como franca favorita. Com o perdão do trocadilho.
DESCRENÇA?
Não se vê, como em anos anteriores, propaganda de candidatos nos principais distritos de Porto Velho. Tanto em Jacy Paraná como Abunã e Extrema, quem percorre longos quilômetros da BR 364 não vê uma só placa de candidatos pedindo votos. Em anos anteriores, as comunidades dos distritos se mobilizavam, principalmente para apoiar candidatos da região. Pelo menos até agora, quase um mês de campanha e o que se vê é uma mobilização perto do zero. Será descrença?
CAMPANHA NAS RUAS
O nome de Mário Português começa a aparecer em todos os recantos da cidade. É a força da campanha, que chegou às ruas com força. Mauro Nazif, Lindomar Garçon e Fátima Cleide também intensificam a batalha na busca do voto. José Augusto recém colocou o time na rua e já anda falando com otimismo. Mário Sérgio e Mariana Carvalho, os dois nomes jovens da disputa, também correm trecho, contando com a divisão do eleitorado para tentar chegar ao segundo turno. O professor Aluízio, do PSOL, vai esperar o horário eleitoral gratuito para tocar a campanha em frente. O quadro, até agora, continua sem que se tenha como apontar um favorito.
VOTO NA CELA
Inacreditável! Mesmo preso, acusado de ter participado de um ataque armado de sem terra a uma fazenda em Chupinguaia, o líder sindicalista Udo Wahlbrink vai poder disputar uma cadeira para a Câmara de Vereadores. Mesmo na cadeia, pego em flagrante, com uma arma, a Justiça Eleitoral considerou que, como não foi condenado por órgão colegiado, Udo pode sim disputar a eleição, mesmo que esteja dentro de uma cela. É impressionante a que a população é submetida por tantas leis que ora punem, ora tratam como cidadão correto aqueles que cometem algum delito. Lamentável!
DEMISSÃO EM MASSA
Pela primeira vez em muitos anos, há um risco claro de que centenas de trabalhadores percam seus empregos numa tacada só, na indústria automobilística. O caso envolve a General Motors, que pode deixar de produzir seus carros no complexo industrial em São José dos Campos. A fábrica, inaugurada em 1959 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, está ameaçando de demissão nada menos do que 1.500 trabalhadores. Sindicalistas e governo ainda tentam reverter o quadro, mas parece que a decisão da empresa é irreversível. Terrível...
PERGUNTINHA
Qual entre as inúmeras de atrações do Centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, nesta quarta, vai reunir maior público?