A secretaria municipal de Educação (Semed) está inserida no Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (Formação pela Escola), que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O FNDE quer estimular a comunidade estudantil a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso está implementando o Programa Formação pela Escola, em parceria com estados e municípios e Porto Velho é um deles.
A Semed está convocando todos os cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação–CMM; Conselho Escolar–CE; Conselho de Alimentação Escolar-CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social–CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE para participar do programa.
Vagas e matrículas
As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio do formulário em anexo, que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, a indicação do(s) cursos(s) de interesse e, depois, ser entregue ao tutor de seu município. O formulário também está disponível na Internet, em: www.fnde.gov.br/index.php/formacao/consultas
São cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um curso de competências básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, pré-requisito para os outros oito cursos modulares (PDDE, PTE, PLI, Pnae, Fundeb, Prestação de Contas, Controle Social e SIOPE), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo de cursistas. Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45. Os encontros presenciais seguem o cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.
Avaliação
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor. Caso seja obtido aproveitamento satisfatório nos itens de avaliação, o certificado de conclusão do curso é concedido ao cursista. O curso conta com material didático em versão on-line, disponibilizada no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle). Este material é composto por caderno de estudo, caderno de atividades e vídeos que auxiliam o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis na Internet em www.fnde.gov.br, em Formação pela Escola/Consultas
O cursista é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, realizado pelo tutor do Formação, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico na fase presencial e na de educação a distância. Além disso, o programa conta com a equipe gestora estadual ou distrital, que monitora e avalia as atividades de tutoria e os resultados de execução após o curso.
O calendário será disponibilizado pela tutoria municipal no momento da confirmação da matrícula. Mais informações sobre o programa Formação pela Escola pela Internet, em www.fnde.gov.br/index.php/programas-formacao-pela-escola, ou por meio da Coordenação Estadual do programa na Secretaria. Mais informações 3901 3300.