REEDUCANDO - Governo debate recuperação de detentos através do trabalho

REEDUCANDO - Governo debate recuperação de detentos através do trabalho

REEDUCANDO - Governo debate recuperação de detentos através do trabalho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A viabilidade de ações de recuperação social dos reeducandos do Sistema Prisional do Estado foi tema de debate num encontro realizado no palácio Presidente Vargas, na tarde de segunda-feira (2), do qual participaram o governador Confúcio Moura, o secretário de Justiça Fernando Antônia de Souza Oliveira e seu adjunto Zaqueu Vieira Ramos, o coordenador da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar e Desenvolvimento da Amazônia (Cotama) Jorge Braga, o presidente da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) Luís Marques e seu diretor Rogério Araújo.
De acordo com o governador “existem projetos para empregar a mão-de-obra ociosa, mas que ainda não foram viabilizados”, afirmou. Para Moura este é o momento certo para fazer o que tem que ser feito. Alternativas como o convênio com cooperativas foram consideradas.
A parceria com centros educacionais para a criação de cursos profissionalizantes e estruturação de fabricas de bloquetes também são alternativas. A intenção é disponibilizar estrutura para desenvolvimento do trabalho, a exemplo de Ariquemes, onde o projeto desenvolvido com presos do sistema fechado possibilitou a construção de casas populares. A intenção é realizar este tipo de iniciativa também em outras cidades como Guajará-Mirim, que receberá importantes obras do governo do Estado.
Inovação
Um modelo bem sucedido em Goiânia, de cooperativa de trabalho que não vise apenas o lucro, mas que remunere a mão-de-obra também é estudado. Atualmente, a capital possui 570 presos no sistema semi-aberto e apenas 97 estão sem trabalhar, com a assinatura do convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) serão necessários mais trabalhadores e o intuito é de que o projeto seja estendido para apenados do sistema fechado. Uma parceria com a Emater prevê a criação de um viveiro com hortas e árvores frutíferas ainda este ano.
Bicicletas roubadas e apreendidas que se acumulam em delegacias poderão ser recuperadas por presos e após legalizadas pelo Detran, deverão ser doadas a escolas das periferias e regiões carentes, vez que alunos de famílias de baixa renda deixam de freqüentar as aulas por não possuírem um meio de transporte e este é um projeto que deve se estender a todo o estado com a criação de núcleos de produção.
Empecilhos
Dentre as dificuldades a serem vencidas está o tramite burocrático. Em muitos casos o trabalho de entidades beneficentes e organizações sociais são vistos com maus olhos por órgãos fiscalizadores que associam a obra destes institutos com irregularidades. “Temos que aproveitar a mão-de-obra e a experiência de êxito de Associações como a Acuda e do espetáculo Bizarrus”, complementou o secretário da Sejus Antônio Oliveira.
Retornando de Minas Gerais, Luís Marques e Rogério Araújo, presidente e diretor da Acuda, visitaram os projetos Novos Rumos e falaram sobre a experiência da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) implantado no estado mineiro. “Juntamos experiências positivas para criar outras possibilidades que visam melhorar o sistema prisional de Rondônia a partir de Porto Velho e agora teremos oportunidade de fazê-lo”, finalizou Marques.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS