Após recomendação expedida pelo Ministério Público, laboratório inicia entrega de exames
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em atendimento à recomendação do Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Saúde, o dirigente do laboratório São Lucas informou que já estão sendo entregues as biópsias realizadas até março, em razão da Secretaria de Estado de Saúde ter efetuado o pagamento dos meses de janeiro, fevereiro e março. O pagamento de abril deverá ser liberado até o dia 15 de julho, quando as biópsias de abril começarem a ser liberadas. O pagamento do mês de maio ainda está sendo negociado.
No início de junho, o Promotor de Justiça da Saúde, Hildon de Lima Chaves, encaminhou recomendação ao Secretário de Estado da Saúde, Gilvan Ramos de Almeida, para que fossem adotadas as medidas necessárias para o restabelecimento dos serviços laboratoriais prestados pelo Laboratório São Lucas integralmente na maior brevidade possível.
A medida foi adotada pela Promotoria de Saúde em razão de informação chegada ao Ministério Público de que aproximadamente 200 pacientes aguardam resultados de exames histopatológicos (biópsias), em razão do não pagamento dos débitos com o Laboratório São Lucas, empresa contratada pelo governo para realização do procedimento desde dezembro de 2011.
De acordo com o responsável pelo laboratório, se houvesse regularidade nos pagamentos, as biópsias poderiam ser liberadas entre 7 a 15 dias da data do envio, já que as análises são feitas por um laboratório em São Paulo. De acordo com o Promotor de Justiça Hildon de Lima Chaves, apesar das medidas adotadas pela Sesau para regularizar o pagamento do laboratório ainda persistem alguns problemas em relação à entrega dos exames.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!