“Gente simples fazendo coisas pequenas, em diversos lugares consegue mudanças extraordinárias”, uma citação africana que pode ser aplicada aos milhões de brasileiros que, dia após dia, lutam pelo desenvolvimento de suas comunidades. Em Rondônia essa realidade não é diferente nas localidades atendidas pelo projeto Tempo de Empreender, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, Sebrae e Instituto Camargo Corrêa (ICC) com a finalidade de viabilizar técnica e economicamente a produção e a comercialização de frutas em comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau. A fim de conhecer a realidade dessas comunidades a Gerente de Responsabilidade Social da Construtora Camargo Corrêa, Carolina Righi, a Diretora de Sustentabilidade do Grupo Camargo Corrêa, Carla Duprat e o Superintendente do Instituto Camargo Corrêa, Rogerio Arns Neumann reuniram-se com agricultores em União Bandeirantes onde tiveram a oportunidade de se apresentar e de conhecer a unidade-escola da Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes (Unicoop).
Reunidos produtores rurais e os representantes das instituições se apresentaram mutuamente para relatar suas experiências e impressões sobre Tempo de Empreender. “O projeto chegou para nos auxiliar em um período em que estávamos carentes no que diz respeito à aplicação de políticas públicas”, explicou o agricultor Josimar Martinho do Nascimento, Diretor Administrativo da Unicoop ao apresentar a comunidade para os visitantes. “Hoje, após quase dois anos de implantação do projeto, estamos mais otimistas e compreendemos que somos seres humanos com a capacidade de ter ideias e realiza-las”, afirmou o Diretor de Vendas da cooperativa ao relatar a experiência da comunidade ao longo do desenvolvimento do projeto.
Carolina Righi ressaltou que acompanha Tempo de Empreender desde que era apenas uma ideia. “Hoje é notável constatar o engajamento da comunidade de União Bandeirantes, que tem alcançado as metas estabelecidas e demonstra uma grande vontade em obter uma real melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares”, declarou. Já Carla Duprat reforçou o fato de que as parcerias entre as instituições são imprescindíveis na caminhada de qualquer projeto social e, nesse, os parceiros têm colaborado em diversas ações.
Mudanças extraordinárias - Após a reunião os visitantes estiveram no viveiro-escola da Unicoop onde foram plantadas 50 mil mudas de banana certificada e instalada uma câmara fria para a maturação da produção. Também foi visitada a primeira plantação de banana irrigada em União Bandeirantes. Essa pertence a um produtor associado da Unicoop que foi capacitado por extensionistas da Emater vinculados ao projeto. Durante a visita Rogerio Arns, que tem vasta experiência em empreendimentos comunitários e já escreveu livros sobre o protagonismo comunitário e o desenvolvimento baseado em talentos e recursos locais, observou que existe uma real liderança dentro da comunidade que motiva o grupo a vencer as adversidades através de tecnologias fáceis de aplicar e simples de manejar. Sua observação é feita com a propriedade de quem conhece o empreendedorismo comunitário desde o berço e através de exemplos de vida. O sobrenome Arns é herdado de sua mãe, Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, e de seu tio, Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito de São Paulo, defensor dos direitos humanos.
Parceiros
Tempo de Empreender Rondônia é uma realização da Construtora Camargo Corrêa, do Sebrae, do Instituto Camargo Corrêa em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes, Semagric e Eletrobras Distribuição Rondônia, Seagri, SPU, Sema.