Município investe em educação especial

Município investe em educação especial

Município  investe em educação especial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde 2005, no primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, que a prefeitura de Porto Velho tem adotado ações para disseminar a construção de sistemas educacionais inclusivos na rede municipal de ensino com o Programa Educação Inclusiva. A medida visa apoiar e fortalecer o processo de inclusão, por meio da sensibilização da comunidade escolar para as questões que envolvem os quatro eixos da inclusão: Gênero, Etnia e Promoção da Igualdade para a efetivação da Democracia.
 
Com a implantação do programa coordenado pela Divisão de Educação Especial (Diees), da Semed, o município saiu da condição de zero aluno especial atendido, em 2004, para 568, em 2011. Junto com a mudança radical, que possibilitou um tratamento especial aos alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), a prefeitura passou a investir na implantação e implementação de Salas de Recursos Multifuncionais, para viabilizar o Atendimento Educacional Especializado com a disponibilização de equipamentos, materiais pedagógicos e formação continuada para os profissionais da educação.
 
 “É preciso reconhecer que cada aluno aprende de uma forma e num ritmo próprio, diferente dos outros colegas de sala. E respeitar essa diversidade significa dar oportunidades para que todos possam aprender os mesmos conteúdos, fazendo as adaptações necessárias, o que não significa dar atividades mais fáceis a quem tem deficiência”, afirma o prefeito Roberto Sobrinho.
 
O programa também foi redimensionamento, para estabelecer políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação a todos contribuindo para a redução das desigualdades em Porto Velho.
 
Hoje a divisão desenvolve programas voltados à inclusão. O “Programa de Desenvolvimento da Educação Inclusiva tem como objetivo disseminar e apoiar o processo de implementação das políticas da educação Inclusiva no município. É executado por meio dos projetos: “Formação Continuada”, “Dia Temático: Inclusão das Diferentes Diferenças”, “Implantação e Implementação de Salas de Recursos Multifuncionais” e “Escola Acessível”,
 
O “Programa Multidisciplinar” tem por objetivo analisar, intervir e orientar os profissionais da educação, pais e ou responsáveis dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, bem como, realizar encaminhamentos dos alunos mencionados aos especialistas, quando necessário. É desenvolvido por meio de atividade como o “Equipe Itinerante” e o “Projeto Atividades Aquáticas Adaptadas”
 
O outro programa é o de Combate ao Bullying, voltado à divulgação, conscientização e sensibilização da comunidade escolar e familiares, para essa prática e suas consequências assim como também promover uma cultura de paz nas escolas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS