IPEM e AGEVISA assinam termo para verificação metrológica de instrumentos

IPEM e AGEVISA assinam termo para verificação metrológica de instrumentos

IPEM e AGEVISA assinam termo para verificação metrológica de instrumentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para garantir o bom funcionamento e a precisão dos esfigmomanômetros (aparelho de aferir pressão), balança de manipulação e balança de precisão, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) assinaram na manhã desta sexta-feira (8) um termo de cooperação.
O termo tem o objetivo de garantir a verificação metrológica dos instrumentos que estão em uso público. Segundo o presidente do Ipem, Osni Ortiz, existe um desvio de leitura em cerca de 28% dos aparelhos. “Isso pode levar a um diagnóstico errado, por isso é importante que haja em todo o Estado um controle desses aparelhos”.
Os aparelhos de esfigmomanômetros exercem um papel relevante em diagnósticos iniciais de várias patologias, sendo amplamente utilizados em consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde e até em residências para verificar a pressão arterial.
Existem dois tipos de esfigmomanômetros: digital e mecânico. A verificação dos aparelhos são regulamentadas por portarias do Inmetro. As balanças de precisão e manipulação são utilizadas para composição de medicamentos. A verificação periódica das balanças em farmácias de manipulação serve para garantir a quantidade exata do produto e sua massa real, evitando assim dosagem errada.
Segundo o presidente da Agevisa, Belgrano Cavalcanti esse termo fortalece o trabalho das duas instituições. “Estamos fortalecidos com essa parceria e vamos trabalhar firme para garantir a segurança das pessoas que utilizam esses instrumentos. Uma aferição errada ou uma balança de precisão desregulada pode causar sérios problemas”, disse Cavalcanti.
“Essa é uma ação que tem um valor financeiro baixo, mas é um grande investimento social, principalmente na saúde da população de Rondônia”, finalizou Ortiz.
O termo tem a duração inicial de um ano e um cronograma será elaborado para dar início às ações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS