Entre fevereiro e março deste ano, mais de 100 empreendedores em busca de abrir seu próprio negócio, melhorar, ou mudar totalmente os planos de um empreendimento, participaram do Próprio, programa de capacitação do Sebrae – em função da crescente demanda, o mês de maio teve uma turma extra, no período da tarde.
O programa acontece uma vez a cada mês, com turmas de 20 pessoas, sempre no período da noite. Ele ajuda o empreendedor na tomada de decisões e a conhecer na prática a realidade de um negócio, conhecendo os possíveis resultados de sua idéia de negócio.
Além de ajudar quem já está no mercado, o Próprio também ajuda candidatos a empresário a identificar viabilidades de negócio e a definir melhor suas estratégias de mercado.
As descobertas sobre a viabilidade de negócio, durante a capacitação Próprio são acompanhadas por um consultor do Sebrae. Ele conduz os quatro módulos de capacitação [cada um de quatro horas], três durante a semana, mais um de consultoria agendada no empreendimento.
Sustentabilidade
Para a técnica do Sebrae/RO responsável pelo Próprio, Beatriz Barros da Silva, “o programa ajuda a reduzir as possibilidades de decisões erradas e possíveis falências, além de aumentar as chances de permanência no mercado, dando sustentabilidade aos empreendimentos”.
Ela lembra que as turmas atuais do Próprio estão sendo fechadas com antecedência em função do momento econômico de Rondônia. “Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente. Além de torná-lo realidade, a preocupação do Sebrae é também dar a capacitação necessária”, conclui Beatriz.