OPORTUNIDADE – Porto Velho será o centro da comercialização entre Brasil e Peru

OPORTUNIDADE – Porto Velho será o centro da comercialização entre Brasil e Peru

OPORTUNIDADE – Porto Velho será o centro da comercialização entre Brasil e Peru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Miguel de Souza levantou pontos importantes que devem ser resolvidos para o sucesso dos negócios entre Rondônia e Peru
No dia 09 de agosto, Rondônia será palco da feira internacional que vai incentivar os negócios entre o Brasil e o Peru, principalmente para os estados que compõe a Amazônia brasileira. Trata-se da Expo Peru Amazônia 2012, que acontecerá em Porto Velho e será realizada pelo governo peruano em parceria com o governo de Rondônia e entidades do setor produtivo. Os peruanos pretendem trazer para cá cerca de 150 peruanos entre empresários e autoridades políticas.
De acordo com o conselheiro econômico e comercial da embaixada peruana no Brasil, Antônio Castilho, Rondônia foi escolhida por estar no centro da América Latina, por ter acesso aos demais mercados do sul do país e a rota fluvial pela hidrovia do Madeira para o oceano Atlântico. “Rondônia deve ser a âncora de desenvolvimento dessas relações entre o Brasil e o Peru. Essa será a grande oportunidade de mostrar o que Peru quer comprar e de Rondônia para mostrar o que pode vender”, explica.
Além de Antônio Castilho, o cônsul do Peru para Rondônia e Acre, Jesus Carranza,  esteve na visita que começou na cidade de Vilhena no dia 20 e nos dias 21 e 22 em Porto Velho, onde foram acompanhados por Miguel de Souza, grande idealizador da rota comercial de Rondônia com Peru, através da saída para o pacífico. Na capital, a comissão traçou detalhes da feira com o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Social (Sedes), Edson Vicente; com o secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral; com o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho; com o presidente da Fiero, Denis Baú e com o diretor superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira.
“O comércio com Peru é a redenção da nossa economia e a grande mola para estimular a industrialização de Porto Velho e demais municípios do Estado. É chegado o momento de efetivar o comércio e o intercâmbio entre Rondônia e o Peru, mas para isso é preciso que o governo do Estado, junto com a bancada federal, e as entidades do setor produtivo cobrem do governo federal soluções emergentes para as questões que ainda impedem a efetivação do comércio entre os dois países pela Interoceânica (estrada que liga o Brasil aos portos do Peru)”, destaca Miguel de Souza.
É preciso revisar as tarifas dos produtos que Rondônia tem potencial para exportar como a carne, os grãos (soja, milho, arroz, feijão) e os produtos industrializados, bem como para a importação dos produtos peruanos como o pescado, as frutas secas, o vinho, tecidos, sal mineral e outros.
Outras questões levantadas por Miguel de Souza são a regulamentação das transportadoras, pois atualmente para se levar cargas é preciso fazer o transbordo, o funcionamento efetivo da alfândega na região de fronteira, e a criação da rota aérea comercial entre Rondônia e o Peru, pois “o empresário não pode passar um dia inteiro viajando para tratar de negócios e uma rota comercial aérea é fundamental para que eles possam vender ou comprar produtos com mais agilidade”.
E por último, mas de extrema importância para a concretização dessa rota comercial, acelerar a finalização do projeto da construção da ponte sobre o rio Madeira no distrito do Abunã, com o início urgente das obras,  para definitivamente finalizar a tão sonhada “saída para Pacífico”, idealizada por Miguel de Souza desde o início dos anos 90.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS