Rondônia entre as que mais desmataram em abril aponta Imazon

Rondônia entre as que mais desmataram em abril, aponta Imazon

Rondônia entre as que mais desmataram em abril aponta Imazon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Diminuiu o desmatamento na Amazônia Legal brasileira no mês de abril. Tornou-se 76% inferior ao verificado no igual período de 2011. Passou de 298,3 quilômetros quadrados para 71 km quadrados, conforme apontou nesta sexta-feira (18) o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Mato Grosso (71%), Rondônia (18%) e Amazonas (5%) foram os estados que mais desmataram. Pará, Roraima e Acre concentraram 6% das ocorrências.
Por mais uma vez seguida, Mato Grosso manteve-se líder no ranking dos estados que mais contribuíram para a destruição da floresta. No mês passado, 50 km² foram desmatados ante os 71 km² verificados no território da Amazônia. De acordo com o Imazon, em Rondônia configurou-se a derrubada de 13 km²; Amazonas 3 km²; Pará 2 km²; Roraima 1 km²; Acre 0,5 km² e Tocantins 0,5 km².
Cerca de 58,5 km² (82,5%) do desmate registrou-se em áreas privadas, posse ou devolutas. Outros 9 km² (12,5%) em unidades de conservação, 3 km² (4%) em terras indígenas e 0,5 km² (1%) em assentamentos da reforma agrária. Os desmates ocorridos em terras indígenas ocorreram em sua maioria dentro da terra Manoki em Mato Grosso, com 1,8 km², informou o Imazon.
Na lista dos dez municípios considerados mais críticos em desmatamento no mês de abril, seis são de Mato Grosso: Bom Jesus do Araguaia (1º), que desmatou 31,8 km², Gaúcha do Norte (2ª), com 5,8 km², Cláudia (4ª), com 4,2 km², Nova Mutum (5ª), com 3,1 km², Sinop (8ª), com 2,1 km², e Brasnorte (10ª), com 1,8 km².
Também foram inclusos à relação Guajará-Mirim (RO), terceiro colocado na lista dos que mais desmataram (4,6 km²), Porto Velho (RO), cuja ocorrência totalizou 3 km², Cujubim (RO), com 3 km² e Itamarati (AM), que desmatou 1,9 km².
Intervalo maior
De acordo com o Imazon, a degradação ambiental registrada entre agosto de 2011 a abril de 2012 atingiu 1.589 km², número 73% menor na comparação entre agosto de 2010 a abril de 2011, quando foram 5.887 km².
Segundo o Imazon, as maiores reduções ocorreram no Acre (-98%), Rondônia (-91%), Amazonas (-82%), Mato Grosso (-68%) e Pará (69%).
Mas apesar do recuo, Mato Grosso ainda figura na liderança dos desmates neste intervalo. A degradação totalizou 1.217 km² (77%), seguido pelo Pará com 235 km² (15%). Outros 8% ficaram distribuídos entre Rondônia (93 km²), Amazonas (26 km²), Roraima (15 km²) e Acre (3 km²).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS